A quantidade de tomate cereja que chegou à minha cozinha foi esmagadora. Não podiam ser todos consumidos em saladas, estufados e assados. Havia que guardar uns tantos para mais tarde. Uns, sob a forma de um doce rico com canela e outros numa versão agridoce, num chutney exótico de sabor pronunciado. Já só penso numas fatias de carne assada a acompanhá-lo...
Ingredientes
750 gr de tomates cereja bem maduros
2 cebolas
2 dentes de alho esmagados
6 pimentos padron verdes
1 pedaço de gengibre ralado
250 ml de vinagre
1 chávena de chá de açúcar amarelo
2 colheres de chá de molho de peixe ou molho de soja
Preparação
Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com todos os restantes ingredientes, com excepção do molho de peixe (ou de soja). Levar ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o chutney tenha atingido a consistência desejada (quase de compota), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar o molho de peixe. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Colocar o chutney, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados.
Bom Apetite!
Olá
ResponderEliminarQue aspeto delicioso :-) Adoro chutneys. Parabéns.
Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html
Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/
São sabores muito interessantes, estes ;)
ResponderEliminarVou lá espreitar, sim!
Babette
Que boa sintonia :)
ResponderEliminarAinda tenho imensos tomatinhso, quem sabe não faço este teu chutney, adoro para acompanhar os assados de domingo.
Um beijinho.
O teu chutney desapareceu num ápice, naquele jantar de que te falei. Bom sinal. Conjugado com um Camembert assado e um vinho tinto inesquecível. Memórias boas, as do fim-de-semana passado. Fizeste parte delas. Obrigada.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Ana,
ResponderEliminarExcelente mesmo!
Inês,
Foi curioso, de facto. E entretanto, como deves ter visto, também fiz doce de tomate cereja. Deliciosos, ambos!
Mar,
Não te cheguei a dar deste chutney. Era a primeira vez que o fazia, e por isso fiz pouca quantidade. Levaste o de pimentos com maçã, que também é muito bom. Já é um clássico cá de casa ;) Este fim-de-semana fiz mais deste chutney de tomate e pimento. Guardo-te um frasquinho ;)
Babette