quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Entradas Saborosas e a Receita da Sopa Camponesa




Entradas de Inverno. Sopa camponesa, e um folar de azeitonas com cogumelos em azeite para pestiscar. Um início quente e saboroso para uma noite de Dezembro. Da cozinha, o cheiro do bacalhau com a crosta de azeitona ia abrindo o apetite, pelo que os petiscos iniciais foram muito apreciados. Boas escolhas, então.

Ingredientes

Para a base...
2 cenouras
1 batata média
3 cebolas médias
1/4 de couve coração
3/4 de chávena de chá de lentilhas descascadas
1 ramo de salsa
caldo de legumes
sal
azeite

Para depois...
1/2 penca cortada em juliana grossa
1 cenoura grande cortada às rodelas finas
1 nabo cortado às meias luas finas
1/2 alho francês cortado em rodelas finas
1 punhado de esparguete cortado ao meio

Preparação

Lavar as lentilhas em água corrente. Cortar os legumes da base em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os legumes, cobrir com o caldo de legumes, a salsa e, depois de ferver, cozer em lume brando por 45 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Regar com um fio de azeite. Adicionar os legumes reservados e deixar cozer por 5 minutos. Adicionar a massa e cozinhar por mais 15 minutos.

Bom Apetite!





3 comentários:

  1. hummmmm... que apetitoso que está tudo.. apetece mesmo estar à frente de uma lareira a comer esses petiscos todos.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A parte do começo é sempre a que prolongo mais. Toda a gente está já a andar em frente e eu ainda na parte de dar início:) Folar de azeitonas + cogumelos em azeite + sopa camponesa = felicidade de Inverno
    Obrigada pela receita da sopa que é daquelas que apetece com chuva lá fora e lareira.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Mafalda:
    Petiscos com frio lá fora são ainda mais irresistíveis...

    Mar:
    E o conforto de uma boa sopa a juntar-se a isso tudo. Nesta parte do começo passei a lembrar-me sempre de ti. Que gostas de demorar... e que não te aborreces nada se os outros avançam e tu petiscas mais qualquer coisa. Dá gosto ver-te nesse prelúdio. A fazer querer perdurar os momentos bons, à mesa.

    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar