quarta-feira, 23 de maio de 2012
Arroz Antigo de Alho
Um arroz aromático. As memórias do arroz da minha avó, que o fazia branco, com o sabor do alho, do louro e da noz-moscada. Aqui a inovação foi a utilização do arroz basmati, desconhecido desses outros tempos... Ficou um arroz leve e saboroso. Com o cheiro das memórias...
Ingredientes
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho inteiro
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1 raminho de salsa
1 chávena de chá de arroz basmati
2 chávenas de chá de água
Preparação
Num tachinho, refogar ligeiramente a cebola picada e o dente de alho inteiro no azeite. Juntar a folha de louro, a pitada de noz-moscada e deitar a água. Quando ferver, colocar 1 ramo de salsa picada, sal a gosto e adicionar o arroz, baixando de seguida o lume. Coze em 13 minutos.
Bom Apetite!
Bom dia Babette! Este arroz é perfeito para "calar" o meu marido :) É que por herança do meu pai chinês habituei-me a fazer o arroz branco, sem nada, sem sal, o mai simples possivel, já que ele pensa que deve ser o mais neutro possivel para "absorver" os outros sabores. O meu marido, habituado ao arroz temperado da minha sogra anda sempre a chatear-me porque não gosta dele simples, eu penso que ia adorar este com tanto sabor! E eu também, para variar ;)
ResponderEliminarParece mesmo saboroso esse teu arroz!
ResponderEliminarO arroz solto da minha mãe e da avó é um segredo que permanece guardado a 7 chaves. A minha mãe consegue a proeza com qualquer arroz, já eu só o consigo com o vaporizado ou o basmati :)
ResponderEliminarOi, Babette! Olha, nao gosto muito de arroz, mas adoro risoto. E essa sua receita parece bem interessante e aromatica! Acho que vou testar!
ResponderEliminarQueria aproveitar a oportunidade para te convidar a participar de um concurso de receitas com chocolate que estou promovendo no blog. Sei que vc tem receitas maravilhosas e adoraria que participasse tambem!!!! Os premios sao chocolates suiços da marca LINDT. Se quiser dar uma olhadinha nas regras, o link eh esse aqui:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/05/novo-concurso-da-bonfa-que-tal-ganhar.html
As receitas nao precisam ser ineditas e podem ter sido publicadas aqui!
Beijao!!!!!!!!!!!!!
Também ainda recordo o arroz branco da minha avó. Também sabia a alho e era muito cremoso. Não voltei a comer nenhum tão bom. Provavelmente este teu:) Vou experimentar.
ResponderEliminarUm beijo,
Ilídia
Cristina:
ResponderEliminarEntão este poderá ser o arroz da concórdia! Experimentem!!!
Luísa:
É mesmo bom!
Sabores:
Gabo-me de fazer bem qq arroz ;) Apesar de a minha estreia na indução ter sido um arroz intragável! No dia seguinte lá estava eu a rectificar temperaturas e tempos de cozedura. Há que enfrentar os medos! E... prova superada ;)
Katia:
Chocolate? É desta que participo!!!
Ilídia:
Nada chega às comidas das nossas avós... mas este arroz fica bem perto!
Babette
Tenho aprendido contigo maneiras de dar mais vida ao arroz branco. Com salsa picada, pouco antes de servir (como da primeira vez que fui a tua casa) ou este (na tua casa branca). Ainda não experimentei fazer o arroz pela versão antiga da tua avó. Estava à espera da receita:) Vou fazê-lo quanto antes.
ResponderEliminarUm beijo.
Mar
Esse arroz tem muito bom aspecto e deve ser saboroso. Irei o confeccionar para este fim de semana.
ResponderEliminarPara quem gosta de variar e se me é permitido, deixo aqui esta receita de arroz de açafrão.
Arroz de Açafrão
Arooz é algo tão simples, mas que tem muito que se lhe diga, como dizem aqui pelo centro do País.
ResponderEliminarEste tem um aspeto muito simples e http://odelicodoce.
blogspot.pt/delicioso.
Beijinho.