terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pie de Galinha e Alho Francês



A minha mãe tem uma amiga muito especial. Uma amiga muito terna e doce. Muito meiga. Que no meio do seu tempo encontrou tempo para me passar receitas. Pedi-lhe uma de que gostasse particularmente. Deu-me esta. Que é uma delícia. Obrigada P.! Fico à espera da próxima...

Ingredientes

Azeite
2 nozes de margarina
1Kg de coxas de frango do campo sem pele e sem gordura cortados aos pedacinhos
2 alhos franceses médios (parte branca) cortados ao comprido e depois fatiados
2 cenouras peladas e picadas grosseiramente
3 paus de aipo finamente fatiados
um raminho pequeno de tomilho (só folhas)
2 colheres de sopa de farinha
1 chávena de café de vinho branco
285 ml de leite
sal e pimenta moída na altura
1 embalagem de massa quebrada fresca
1 ovo

Preparação


Numa caçarola grandita colocar um pouco de azeite e a margarina. Quando começar a ferver, deitar o frango, o alho francês, a cenoura e o aipo e cozinhar em lume brando por 15 minutos. Aumentar depois o lume e desfazer a farinha num pouco de líquido, adicionando ao preparado e mexendo bem por 2 minutos, envolvendo tudo. De seguida, adicionar o vinho e o leite. Nesta altura temperar com o sal e a pimenta, manter o lume alto e mexer sempre para não se agarrar ao fundo até o líquido engrossar e reduzir, mas de modo a não secar. Num refractário de tarte colocar o recheio, acamar e cobrir com a embalagem de massa quebrada. Se sobrar massa à volta do refractário, cortar o excesso com uma tesoura. Com as costas de uma faca fazer toques leves à volta das bordas e no meio da massa fazer uma quadrícula larga, com as sobras de massa. Bater a gema com um pouco de clara e pincelar tudo. Vai ao forno previamente aquecido, a 180ºC, cerca de 15 a 20 minutos, ou até ficar douradinha.


Bom Apetite!

23 comentários:

  1. maravilha amiga deve ser uma delicia e fica linda,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Babette, que fotogénica esta bela Pie de frango! E que sorte as amigas da sua Mãe terem a simpatia de lhe passarem receitas...amigas da minha Mãe...minhas amigas são, é caso para dizer!
    Beijinho e votos que venham mais algumas delícias, pelos vistos já prometidas!

    ResponderEliminar
  3. Uhmmm!!!!! deve ser mesmo uma delicia. Acho que não vou resistir a experimentar.

    Deve ter feito a delícia de miúdos e graúdos.

    Beijinhos e óptima semana.

    ResponderEliminar
  4. Bonita e certamente deliciosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Uma simples delícia que sabe sempre bem.

    ResponderEliminar
  6. Optimo aspecto! Deve estar deliciosa.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Tá muito charmoso esse Pie ... eu sou fã de PIESSSSSSS ....


    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou fiel depositária de algumas receitas de amigas da minha Mãe! Acho que são mesmo a melhores receitas...a que passam de mão em mão e que vão sempre trazendo um bocadinho dos outros e levando um bocadinho de nós! Excelente a tua pie! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Deve ser mesmo uma delícia. E as receitas antigas, muitas vezes com ingredientes bem vulgares, acabam por fazer enorme sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Creio que acabei de olhar para o meu jantar:) Estou a ter um daqueles dias...E ainda não tinha vindo aqui. Entretanto, já tinha pensado no que fazer para o jantar, sem chegar a uma conclusão real. E eis que o vejo. Uma tarte de galinha e alho francês. Uma inspiração da Babette. Inspirada numa receita de uma amiga. Que chegou aqui, hoje.

    Um beijo aí para a tua cidade. Para ti.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. amei..amei a receita ..alem de ficar linda..parabens...bjus

    ResponderEliminar
  12. Como sempre uma excelente apresentação com uma receita ainda melhor!

    ResponderEliminar
  13. Que torta linda. Deve ser muito saborosa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. babette, um prazer para os sentidos!
    O toque do aipo é uma agradável surpresa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma boa mistura de sabores, e com um excelente aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. A torta está linda, e com uma amizade assim, Babette, o mundo se torna mais feliz!
    Graças a Deus existem pessoas lindas e meigas!
    Bjus aqui do calorzão que faz no Rio de Janeiro!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelos comentários tão entusiastas!

    Filipa e Lusitana:
    Estas receitas passadas de forma tão pessoal são um tesouro!...

    E à Mar em especial, que passou logo da teoria à prática, apresentando esta Pie para o seu jantar. Com Graças. Obrigada.

    Babette

    ResponderEliminar
  18. ... tem um aspecto delicioso! Adoro tartes de galinha!

    ResponderEliminar
  19. Está soberba! Perdoa-me mais esta ousadia, mas vou copiar para ver como fica cá em casa.

    ResponderEliminar
  20. que excelente receita te passarm.venham mais. esta vai comigo:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar