sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Festa de Babette - Fim



"(...) Continuava imóvel, agora perdida em pensamentos. 
- Sabem, Mesdames - disse por fim - essa gente pertencia-me, eram todos meus. Haviam sido educados, a um custo que as senhoras, pobrezinhas, não imaginam e nem sequer haviam de acreditar se vos dissesse; foram ensinados a compreender a grandeza da minha arte. Eu podia fazê-los felizes. Quando me esmerava, fazia-os completamente felizes. 
Fez uma pausa breve.
(...) Philippa acercou-se de Babette e abraçou-a. Sentiu o corpo da cozinheira como estátua de mármore contra o seu, que, esse sim, tremia da cabeça aos pés.
Por momentos ficou incapaz de falar. Depois murmurou:
- Mas isto não é o fim! Sinto, Babette, que isto não é o fim. No Paraíso há-de ser a grande artista que Deus quis que fosse!
E disse ainda, com lágrimas correndo-lhe pelas faces:
-Ah, Babette, e os anjos serão felizes!"
As últimas frases de "A Festa de Babette", Karen Blixen

O fim de um ciclo. Com tudo o que tem de bom e de nostálgico, também. Mas ponderado e desejado. Obrigada por terem feito parte deste sítio quotidiano.
Sejam também felizes!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Queques de Chocolate e Iogurte


A Festa de Final de Ano da escola dos meus filhos já chegou. E, com ela, as habituais multas para abastecer a barraquinha do chocolate, a barraca que os acompanha desde os 3 anos de idade. Desta vez, queques de chocolate. E nem a chegada tardia de uma viagem de trabalho numa 6ªf muito à noitinha me demoveu da ideia de ser eu a fazê-los. E então, sábado bem de manhã, despertador a acordar-me e a cozinha a cheirar a forno e a chocolate. Bem a tempo do pequeno almoço dos mais pequenos, já que me pediram 12 para a escola e eu consegui fazer 14, de forma a poderem prová-los logo pela manhã!


Ingredientes

100 ml de óleo
250 gr de farinha de trigo simples
60 gr de cacau em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
130 gr de açúcar amarelo
2 ovos
2 iogurtes naturais 

açúcar refinado q.b.


Preparação
Numa tigela, juntar a farinha, o cacau, o fermento, o açúcar e o sal. Misturar tudo. Noutra tigela, bater os ovos, juntar os iogurtes e o óleo e bater tudo. Fazer um sulco no meio dos ingredientes secos e deitar os ingredientes líquidos batidos. Misturar para ligar sem mexer demasiado. Deitar a massa em forminhas de papel enchendo-as até 2/3 da sua capacidade. Polvilhar com açúcar refinado, a gosto. Ligar o forno a 170º e levar os queques ao forno durante 15 a 20 minutos ou até crescerem e ficarem firmes ao toque.

Bom Apetite!