sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atelier Coffee Shop





Anda tudo à volta dos vários cafés, que se podem tomar lá ou levar para o caminho, mas para mim, o Atelier é sítio para os almoços de que gosto ou para lanches com scones e bolo.  A sopa  é deliciosa e há sandwiches do dia, tostas ou quiches de óptima qualidade, com salada ou chips a acompanhar. Mais um dos bons sítios do Porto que vale a pena conhecer. 




quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cotovelos com Courgette e Pimento


Os tais jantares de todos os dias... Com capacidade para maiores ou menores variações, consoante o estado de espírito e a colaboração dos ingredientes no frigorífico. Neste dia, não ia ser este o jantar. Mas os rapazes pediram "massinhas de cotovelos". Havia um pimento e uma courgette esquecidos a fazer lembrar o Verão e fez-se assim  mais um jantar. Com molho de tomate e queijo para os rapazes e legumes muito cortadinhos para os adultos.


Ingredientes

250 gr de massa de cotovelos
1/2 embalagem pequena de tomate frito (uso da marca Aliada do El Corte Inglês)
1 pimento verde pequeno
1/2 courgette
azeite
sal
pimenta

Preparação

Cortar o pimento e a courgette em cubinhos muito pequeninos. Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e saltear bem os legumes, temperando com um pouco de sal e pimenta, por uns 10 minutos, virando constantemente. Reservar. Cozinhar a massa, em água e sal, seguindo as instruções da embalagem. Escorrer. Num tacho largo, colocar a massa e o molho de tomate frito, a gosto, envolvendo bem. Servir com os legumes salteados e polvilhar com queijo parmesão ralado na hora.

Bom Apetite!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Waffles Integrais de Baunilha para o Lanche




Os fins-de-semana, e especialmente os domingos, prestam-se a lanches especiais. Desta vez, a pedido dos mais novos, waffles de baunilha. Uma mesa bonita e um lanche demorado é tudo o que pode haver de melhor num domingo à tarde preguiçoso!... Aos bons fim-de-semana!


Ingredientes

3 ovos
100 gr de farinha de trigo
25 gr de farelo

100 gr de açúcar
50 gr de manteiga
1 colher de café de baunilha

Preparação

Na batedeira ligar muito bem os ovos com o açúcar. Adicionar a margarina derretida e a baunilha e continuar a bater. Juntar aos poucos a farinha com o farelo e bater só até obter uma mistura homogénea. Na máquina de fazer as waffles, colocar porções de massa. Rende cerca de 6 a 8 waffles.

Bom Apetite!





sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arroz Inglês


As nossas cozinhas são marcadas por muitas influências. No início, eu era mais ou menos uma réplica simplificada da minha mãe. Numa série de produtos, comprava (ou ainda compro) as marcas que se usavam na casa dos meus pais. Instintivo e protector. Sem mais. Mas redutor, claro. Dá-se até o caso de entretanto ter percebido que a minha mãe tinha mudado de marca neste ou naquele produto e eu continuava a comprar o original só porque sim. Só porque sim, mesmo! No arroz, por exemplo, só comprava arroz agulha ou basmati. Não se comia outro na casa dos meus pais. E era o preferido do meu avô e é o preferido do meu pai. Ponto. Mas depois vem o registo das outras influências. E assim, depois de Itália, passou a haver risottos e depois da Mar, passou a haver arroz frito com molho inglês. Simplificando, arroz inglês ;)

Ingredientes

azeite
2 colheres de sopa de molho inglês de boa qualidade
1 chávena de chá de arroz carolino
2 chávenas de chá de água a ferver
sal

Preparação

Num tachinho, aquecer um fio de azeite. Colocar o arroz e fritar no azeite, envolvendo-o bem, por um minuto ou dois. Colocar depois o molho inglês e voltar a envolver bem todos os grãos de arroz. Deixar cozinhar por um ou dois minutos, até que o molho evapore. Colocar depois a água a ferver, temperar com um pouco de sal, e deixar cozinhar em lume baixo até que a água tenha evaporado e o arroz fique bem soltinho.

Bom Apetite!



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Frango ao Aipo


Os legumes biológicos da minha D.ª Alda continuam a chegar à cozinha. É bom recolher o cabaz semanal e poder imaginar desde logo o almoço que daí a pouco irei preparar. Tinha peitos de frango do campo e pensei juntar cenouras, pimentos, beringelas e a rama viçosa do aipo que espreitava do cesto. O aroma do aipo era tão presente que o nome do prato ficou igualmente decidido! Ficou delicioso!...


 Ingredientes

2 peitos de frango do campo
2 cebolas médias
1 alho francês pequeno
2 cenouras pequenas
1 pimento verde
1 beringela pequena
1 ramo grande de aipo
azeite
molho de soja de boa qualidade
sal
castanha de cajú

Preparação

Uma meia hora antes de iniciar a preparação da refeição, cortar os peitos em pedaços e deixar a marinar num pouco de molho de soja. Numa caçarola grande, colocar um fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicionar as cebolas partidas às meias luas. Juntar depois o alho francês e a cenoura cortada aos palitos. Envolver bem e deixar cozinhar uns 2 minutos. Adicionar depois o frango com o molho da marinada e envolver bem. Ao fim de uns minutos acrescentar o pimento e a beringela, também cortados em palitos, e temperar com um pouco de sal. Passados uns 10 minutos, acrescentar o aipo picado grosseiramente e deixar cozinhar mais uns 10 minutos, ou até o frango estar bem cozinhado. Mexer frequentemente. Servir com castanha de cajú (facultativo).

Bom Apetite!



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vício: Sandwich de Queijo-creme e Abacate


Tem sido um dos vícios dos últimos tempos. Pão escuro com queijo creme e fatias de abacate. Que delícia!... Assim só o abacate com o queijo-creme, é uma gulodice que se come de olhos fechados, para se poder saborear melhor.... Num destes dias, acrescentei também alface, tomate e folhinhas de manjericão. Acompanhou uma sopa de legumes e foi um belo e leve jantar de domingo. Ó, coisa boa ;)...



Ingredientes

Fatias de pão escuro
Abacate
Queijo-creme
Alface
Tomate
Sal e pimenta
Folhinhas de manjericão

Preparação

Cortar o tomate às rodelas e temperar com um pouco de sal. Fatiar um pão escuro. Barrar o pão com queijo-creme, e temperar com um pouquinho de pimenta. Colocar a alface, o tomate e as fatias de abacate. Por fim, adicionar umas folhinhas de manjericão. Comer assim, ou, para uma sandwich mais robusta, colocar outra fatia de pão a cobrir o recheio.

Bom Apetite!



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os Últimos Figos





É sempre com nostalgia que me despeço das cerejas, dos figos e depois dos dióspiros. As três frutas de que mais gosto têm um período de vida relativamente curto, que eu tento aproveitar o mais que posso. Agora os figos. São já raros, pequenos, ainda que se mantenham doces. Despeço-me deles usando-os para enfeitar mais uma mesa e depois comê-los no final. Até para o ano!...




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Essencial


Não devia merecer honras de post, mas realmente a simplicidade e os bons ingredientes bastam só por si. Não há também muito mais a acrescentar. Dizer apenas que foi um almoço frugal. Que para além do Pão de Mirandela e da Salada de Tomate com Manjericão, Nozes e Balsâmico, houve Lascas de Queijo de Azeitão, Azeitonas bem temperadas, Paio de Porco Preto e, à sobremesa, uma talhada de um bom melão. Um almoço delicioso. E tão simples. Essencial.

Ingredientes

tomates biológicos bem maduros
flor de sal
azeite caseiro
um bom vinagre balsâmico, com alguma idade
miolo de noz

fatias de pão de Mirandela

Preparação

Temperar, com alguma antecedência, o tomate com a flor de sal. Num recipiente pequeno, emulsionar o azeite com o vinagre balsâmico, colocados em partes iguais, com uma vara de arames. Na hora de servir, temperar o tomate com o vinagrete e colocar as folhinhas de manjericão e as nozes moídas na altura. Servir com o que mais houver, como lascas de um bom queijo e um enchido de qualidade. 

Bom Apetite!



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Panquecas Integrais de Alfarroba



A alfarroba veio de Lagos pela mão da minha amiga... e tem sido usada em coisas bem especiais. Como estas panquecas, fofas e aromáticas, que agradam a miúdos e graúdos. Ficam deliciosas e ajudam a tornar um qualquer lanche de fim-de-semana num momento verdadeiramente reconfortante. Deixo à vossa consideração o acompanhamento certo. Para mim, é sempre café com leite, mel e nozes ou manteiga de amendoim. Mas ficam também bem a acompanhar um chá e servidas com fruta fresca, simplesmente polvilhadas com açúcar. 


Ingredientes (para 10 panquecas)

300 ml de leite
1 ovo
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
2 a 3 colheres de sopa bem cheias de farelo
2 colheres de sopa bem cheias de gérmen de trigo
2 colheres de sopa rasas de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação

Numa taça bater o leite com o ovo. Adicionar a farinha, o farelo, o gérmen de trigo, a alfarroba e o açúcar e envolver bem com um batedor de arames, para não ficarem grumos. Adicionar o fermento e envolver. Aquecer uma frigideira com um bocadinho de manteiga. Colocar uma colher de massa e deixar cozinhar por uns 2 minutos, até formar bolhinhas. Virar a panqueca e deixar cozinhar mais um pouco. Repetir o procedimentos até obter 10 belas panquecas fofas e muito especiais. Servir com o que for da sua preferência e comer de imediato ;)

Bom Apetite!



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Filetes de Bacalhau Fresco en Papillote




Os jantares de todos os dias são os mais difíceis... Nem sempre se consegue a imaginação para variar e o tempo para preparar. Esta é uma receita para usar em dias assim. Um prato reconfortante, bonito, um pouco diferente pelo uso dos papillote e muito simples de preparar. Todos gostaram, em particular os pequenos que acharam muito engraçado ter embrulhinhos à mesa ;)




Ingredientes

4 filetes de bacalhau fresco
azeite
pimenta
sumo de limão

batatas cozidas
azeite
tomilho

feijão verde
sal
alho
azeite, vinagre

Preparação

Aquecer o forno a 180ºC.  Enquanto o forno aquece, cortar 4 quadrados de papel de alumínio. No centro de cada um deles, colocar um filete de bacalhau e temperar com um pouco de pimenta e sumo de limão (provar com um dedo o peixe: se necessário, adicionar uma pitadinha de sal). Fechar bem o papel em torno de cada filete, de forma a obter embrulhinhos. Colocar no forno e deixar cozinhar por 25 a 30 minutos. Arranjar o feijão verde e levar a cozer em água com um pouco de sal por 10 minutos. Escorrer bem. Saltear num fio de azeite, polvilhar com alho picado e regar com um pouco de vinagre. Cortar as batatas, previamente cozidas, em cubinhos.  Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e juntar folhinhas de tomilho. Saltear bem as batatas e reservar. Servir os filetes de bacalhau com o feijão verde salteado e as batatinhas com tomilho.

Bom Apetite!


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tortilhas de Legumes com Caril




Penso que todos temos dias, predisposições, fases. Quando vou às compras, por exemplo, há dias em que sou absolutamente disciplinada, vou de lista na mão, rápida e eficaz, sem sequer perder um segundo mais com a quantidade de produtos disponíveis à nossa volta. Outros dias, não que tenha muito mais tempo disponível, estou simplesmente predisposta a olhar. E por isso vejo outros produtos, leio os rótulos das novidades, procuro coisas que me agradem. Num desses dias mais predispostos, trouxe para experimentar umas tortilhas. Fiz um recheio de legumes, que aromatizei com uma pitada de caril, e foi quase como ter ido jantar a um sítio distante... Aprovadas!

Ingredientes

1 embalagem de tortilhas
1 cebola
2 cenouras
1/2 pimento laranja
1/2 couve coração
1 tomate
6 colheres de sopa de tomate
1 pitada de caril, a gosto
coentros picados
azeite
vinho branco
sal
pimenta

Preparação

Numa frigideira, saltear uma cebola cortada às meias luas num pouco de azeite. Adicionar de seguida as cenouras aos palitos e deixar cozinhar um pouco. Juntar depois o pimento também partido em tiras. Acrescentar o tomate picado e a polpa de tomate e envolver. Colocar depois a couve cegada e borrifar com um pouco de vinho branco. Adicionar a polpa de tomate e a pitada de caril. Envolver bem e temperar com um pouco de sal e pimenta, a gosto. Deixar cozinhar, mexendo frequentemente, por uns 15 minutos. Polvilhar com coentros picados e retificar os temperos. Aquecer as tortilhas no forno ou no micro-ondas, conforme a indicação da embalagem. Servir as tortilhas com o recheio à parte. Já à mesa, será tempo de rechear as tortilhas generosamente e evitar sujar as mãos enquanto se come com prazer ;)

Bom Apetite!


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mesa de Domingo



Os meninos já valorizam as coisas bonitas, as mesas arranjadas, os pormenores que fazem a diferença. E são eles que sugerem muitas vezes quais os pratos, as cores dos copos, os guardanapos e outros enfeites. Ajudam a pôr a mesa e no fim gostam de apreciar. Os nossos rituais passam cada vez mais por eles e gosto de saber que lhes incuto algumas das coisas que valorizo. Um almoço de domingo, em família, é um desses rituais. E que bem que sabe ouvi-los a elogiar não só as almôndegas como também as flores que povoavam os guardanapos ;)