segunda-feira, 31 de março de 2014

Sopa de Agrião e Louro com Hortelã



Esta é uma história de um acaso feliz. Como a de coincidir com alguém ou com alguma coisa que faça sentido. A sopa de agrião ganhou vida com este pormenor. O acaso de no cabaz desta semana terem vindo umas hastes de hortelã juntamente com um molho de agriões. Umas folhas de hortelã muito frescas, que espevitaram os sabores desta sopa já de si tão saborosa. Passou a ser uma das sopas favoritas cá da casa!

Ingredientes

2 cebolas

1 batata (usei 3 pequenas)
1/2 courgette
2 cenouras
1 pedaço de abóbora
1 nabo
1 folha de louro
azeite, sal
1 molho de agriões
folhinhas de hortelã

Preparação

Refogar a cebola picada num pouco de azeite. Ao fim de uns minutos, juntar a cenoura às rodelas e o nabo partido em cubinhos. Deixar suar mais um pouco. Colocar então os restantes legumes (com a excepção dos agriões), partidos em pedaços pequenos e cobrir com a água suficiente para os tapar. Colocar a folha do louro e deixar cozer por 40 minutos (retirar a folha de louro ao fim de 20 minutos). Triturar com a varinha mágica e temperar de sal. Levantar de novo o lume, e introduzir os agriões, deixando-os cozer por 5 minutos. Colocar um fio de azeite e servir de imediato, com folhinhas de hortelã fresca.


Bom Apetite!



sexta-feira, 28 de março de 2014

Empada de Frango à Provençal



Daqui e dali. Queria uma receita de uma empada um pouco diferente. Com inspirações várias daqui e dali, da minha vontade e intuição, fui ligando ingredientes que resultaram muito bem. Uma empada fresca e aromática que ajudou a celebrar as cores da Primavera.

Ingredientes

2 nozes de margarina
3 peitos de frango do campo 

2 cenouras peladas e fatiadas em palitos
3 talos de aipo finamente fatiados
250 gr de cogumelos de Paris

1 cebola
um raminho de salsa
2 colheres de sopa de farinha
1 copo de vinho branco
300 ml de água de cozer o frango

sal e pimenta moída na altura
10 azeitonas gregas
2 embalagens de massa quebrada fresca

Preparação

Cozer o frango num caldo de legumes por 20 minutos. Desfiar e reservar a água da cozedura. Numa caçarola colocar a margarina. Quando começar a ferver, deitar a cebola cortada Às meias luas, a cenoura e o aipo e cozinhar em lume brando por uns minutos. Adicionar os cogumelos fatiados e deixar cozinhar por mais uns 10 minutos. Juntar o frango e mexer bem. Aumentar depois o lume e desfazer a farinha num pouco de água de cozer o frango, adicionando ao preparado e mexendo bem por 2 minutos, envolvendo tudo. De seguida, adicionar o vinho e o restante caldo. Nesta altura, temperar com o sal e a pimenta, manter o lume alto e mexer sempre para não se agarrar ao fundo até o líquido engrossar e reduzir, mas de modo a não secar. Fora do lume, juntar as azeitonas descaroçadas e partidas aos pedaços, rectificar os temperos e polvilhar com salsa picada. Num refractário de tarte colocar uma base de massa quebrada, depois o recheio, acamar bem e cobrir com a outra massa quebrada, unindo bem os bordos para não abrir. Vai ao forno previamente aquecido, a 180ºC, cerca de 20 a 25 minutos, ou até ficar douradinha. 

Bom Apetite!



quarta-feira, 26 de março de 2014

Mesa para Inaugurar a Primavera

 





Uma mesa florida e alegre. Para celebrar a estação do ano que marca o início, em muitos sentidos. O renascer da natureza adormecida pelo rigor do Inverno. Os dias mais longos, a brisa mais quente, a alegria contida num sorriso num dia de sol. A mesa desse jantar quis celebrar isso tudo. E houve sorrisos, horas longas, vinho tinto para brindar. Petiscos frescos e morangos da época que se encadearam numa sequência com sentido. Bom, quando assim é. Bom, quando é Primavera.





segunda-feira, 24 de março de 2014

Inaugurar a Primavera


Um Jantar com amigos para inaugurar a Primavera. Flores à mesa e uma ementa fresca. Queijo branco com alho e ervas finas, ovinhos de codorniz a ligar com umas rodelinhas de uma boa alheira e um folar de azeitonas para começar. Depois, uma empada de inspiração provençal, com cogumelos frescos, cenoura, aipo, azeitonas e muita salsa. Para a sobremesa, a minha convidada trouxe um cheesecake delicioso, que eu fiz acompanhar de uma boa taça de uns morangos muito saborosos. Uma ementa feliz para dar as boas-vindas à Primavera!


sexta-feira, 21 de março de 2014

Para quê complicar?


É o meu calcanhar de Aquiles,  pensar na sobremesa adequada a uma determinada refeição. Gosto mais de cozinhar salgados do que doces, mas sei que a sobremesa é fundamental. Terminar bem uma refeição faz todo o sentido. E talvez seja a sensação que mais perdure, no final. Esta sobremesa de hoje foi uma inspiração de última hora, mas que resultou muito bem. Saborosa, saciante, gulosa q.b. Uma proposta simples e sempre à mão, para dias menos inspirados mas que ainda assim precisem de alguma coisa doce...Para quê complicar?

Ingredientes (4 pessoas)

2 iogurtes gregos
1 embalagem de framboesas
mel
nozes

Preparação

Reservar 4 taças bonitas. Colocar no fundo de cada uma delas, umas framboesas e esmagá-las. Por cima, e em cada taça, colocar 1/2 iogurte grego. Enfeitar com mais framboesas, nozes e regar com um fio de mel.

Bom Apetite!



quarta-feira, 19 de março de 2014

Arroz de Nabiças e Feijão Fradinho




Adoro arroz. Simples, de festa, basmati, carolino, malandro ou com legumes. É talvez o meu acompanhamento favorito, do qual raramente me canso. Talvez seja de família... Para o meu avô materno, qualquer refeição tinha de ser acompanhada por um pouquinho de arroz branco. Mesmo que fosse peixe cozido com batatas e legumes, ou empadão de qualquer coisa, a travessinha de arroz branco tinha lugar. O arroz branco era, para ele, o mesmo que o pão à mesa. Sempre presente. Este arroz de hoje ficou muito saboroso,. e acompanhou na perfeição uns bem portugueses pasteis de bacalhau.

Ingredientes

1 cebola pequena
azeite
1 molho de nabiças
1 golo de vinho branco
feijão frade cozido (usei seco, que demolhei de véspera e cozi, no dia seguinte)
1 chávena de chá de arroz agulha
2 chávenas de chá de arroz de cozer o feijão
sal

Preparação

Num tachinho, refogar uma cebola picada num pouco de azeite. Ao fim de uns minutos, juntar as nabiças previamente lavadas e arranjadas, partidas em pedaços. Temperar com um pouco de sal, aromatizar com um gole de vinho branco e tapar o tacho, deixando cozinhar por cerca de 15 minutos. Juntar depois a água de cozer o feijão e retificar os temperos, se necessário. Deixar ferver e adicionar o arroz, baixando a temperatura para o mínimo, deixando cozer por 13 a 15 minutos. Servir de imediato.

Bom Apetite!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Mais uma Mesa de Domingo




Quando era miúda não gostava dos domingos. Não conseguia deixar de antecipar que o fim-de-semana estava a acabar. E isso não me deixava viver o dia sem uma certa dose de nostalgia antecipada. Depois, a idade veio ajudar. Aprendi a ver o copo mais vezes cheio. A usufruir plenamente dos dias. A valorizar momentos. A partir daí achei um desperdício entregar metade do fim-de-semana à pseudo-neura de domingo. O domingo hoje é o dia de pequenos almoços com panquecas, o dia de ficar de pijama até mais tarde, de voltar à cama se apetecer ler um livro, de fazer um bolo para o lanche, do que apetecer... Aos domingos, e especialmente aos domingos, as mesas do almoço são mais cuidadas, mesmo que só para nós. E sempre diferentes, com os motivos que apetecer nesse dia bom que passou a ser o domingo!...




sexta-feira, 14 de março de 2014

"Panquecas", disseram eles!

 

Num destes sábados os meninos pediram panquecas para o pequeno-almoço de domingo! E eu atendi ao pedido de olhinhos meigos e insistentes. E assim, enquanto ainda dormiam, fiz panquecas para o pequeno-almoço. Na mesa, esperava-os leite, sumo de laranja, mel, nozes e molho de chocolate. Foi um pequeno-almoço delicioso. A minha versão predliecta combina panquecas com mel e nozes. Deliciosas!


Ingredientes (6 panquecas)

1 ovo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de farinha peneirada
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
manteiga

Preparação

Bater o ovo, com o leite e a farinha. Adicionar o sal e o açúcar e misturar bem. Aquecer bem uma frigideira e colocar um pouquinho de manteiga. Quando derreter, colocar colheres de massa e deixar cozinhar por uns minutos de ambos os lados, até ficarem bem douradas. Servir com mel e nozes, com molho de chocolate, manteiga ou com o que apetecer!

Bom Apetite!


quarta-feira, 12 de março de 2014

Tímbale de Polvo


Foi a estrela deste jantar. Um prato aromático, requintado e muito saboroso. Polvo servido de uma forma original, com cor e sabor. Fica um prato bonito e é uma delícia!...

Ingredientes

Massa
420 gr de farinha
1 pacote de levedura seca
2 colheres de sopa de azeite
1 caldo knorr de legumes
2 dl de água
azeite para pincelar

Recheio
1 Polvo com 2 Kgs
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho

1/2 pimento amarelo
1 talo de aipo
1 colher de sopa de manteiga, sal, noz-moscada

1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa rasa de farinha
salsa 



Preparação

Cozer o polvo em água sem sal e com uma folha de louro, por 40 minutos. Deixar o polvo arrefecer nessa água e só depois o retirar e partir em pedacinhos. Massa: Numa tigela, deitar a farinha, a levedura, o azeite e o caldo knorr dissolvido na água morna. Bater a massa com uma colher de pau, até se soltar das paredes da tigela. Amassar energicamente a massa por 10 minutos. Moldar em bola e reservar em local quente, enquanto se prepara o recheio. Recheio: Picar finamente a cebola, o aipo e os pimentos. Estufar os legumes com a manteiga. Quando os legumes estiverem macios, juntar a polpa de tomate, o polvo e temperar com um pouco de sal, se necessário, e uma pitada de noz-moscada. Polvilhar com a farinha e deixar cozinhar em lume brando, mexendo sempre, por 5 minutos. Polvilhar com salsa picada. Fazer o tímbale: Dividir a massa em duas partes. Estender uma parte da massa numa superfície polvilhada de farinha. Forrar com essa massa uma assadeira previamente untada com manteiga. Colocar o recheio de polvo e cobrir com a restante massa estendida. Levar a forno pré-aquecido, a 175ºC, por 25 minutos.

Bom Apetite!




segunda-feira, 10 de março de 2014

Como começar



Um pouco por modas, este registos dos inícios. Ultimamente têm sido muitas vezes assim. Legumes salteados, saladinhas apetitosas, queijo com doce de pêra. E é sempre surpreendente como combinam tão bem. Fica mais um desses registos. Três receitas habituais que já estão aqui, aqui e aqui.



sexta-feira, 7 de março de 2014

Mesa para um Jantar Chez Babette






A mesa foi posta com os pratos de que gosto mais. São de um azul intenso, lindos nos motivos orientais que evocam. É uma loiça que basta por si. Não precisa de muito mais para brilhar. Desta vez, conjuguei com a toalha bordada pela minha mãe há tantos anos atrás. E completei com umas pinceladas de roxo e de verde. Uma mesa posta a pensar em amigos. Que vinham jantar "Chez Babette"...