sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pizza de Anchovas


Mais uma pizza vencedora. Desta vez apetecia-me muito uma pizza de anchovas. Muito simples, com tomate, queijo e azeitonas a acompanhar, nada mais. Ficou uma pizza saborosa e diferente, para um dia preguiçoso passado em casa. 

Ingredientes
Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 frasquinhos com anchovas em conserva
2 punhados de azeitonas pretas descaroçadas
queijo mozzarella ralado

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno.

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as anchovas e as azeitonas pretas e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza. Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno e servir de imediato.

Bom Apetite!


7 comentários:

Masterchef cá de casa disse...

Adoro o sabor salgado que as anchovas dão aos partos!

Chinesinha Limão disse...

Ando com ideias de voltar a fazer pizza... e esta, quer a massa quer os ingredientes parece-me muito bem. E ter uma trappist como companhia é perfeito! :)

Anónimo disse...

Bom dia Babette,

Na pizza não acompanho porque não consigo gostar de anchovas: demasiado salgado para mim.

Tenho um amigo que adora, escolhe sempre, sem se importar com o resto dos ingredientes.

Interessei-me foi pela garrafa. É cerveja? Não conheço.

Realmente é muito interessante este intercâmbio de conhecimentos!

Um beijo do Sul, hoje com o sol a espreitar.

Sandra Martins

Babette disse...

Masterchef,
Não é sempre que me apetece, mas quando sim, sim! O salgadinho é delicioso ;)

Chinesinha,
A receita desta massa foi sendo apurada e parece-nos perfeita ;) Os ingredientes vão variando, tal como a cerveja a acompanhar. Esta combinou muito bem!

Sandra,
De vez em quando, muito de vez em quando, apetece-me anchovas precisamente pelo salgado. Mas em doses muito pequeninas. A mistura com o adocicado do molho de tomate combina bem. Tal como a cerveja ;) Uma cerveja produzida num mosteiro (daí o nome trappist). Esta julgo que é belga. Comprámos no El corte inglês. Se calhar encontra no Apolónia! É realmente saborosa!
beijo com chuva :( a Primavera anda tímida por aqui...

Babette

Unknown disse...

Que óptimo aspecto ;)

viagemdoceviagem.blogspot.com

Mar disse...

Olá Babette,

As anchovas são muito à frente para mim:) muito sal.

Agora a parte de pizza e de dias preguiçosos em casa, são completamente irrecusáveis. A parte do sal em excesso, passo:)

Provei anchovas há anos e já tentei dar outra hipótese e tudo, mas há ingredientes assim e pronto.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Viagem doce,
Obrigada!

Mar,
A minha relação com as anchovas também não é linear... Comi-as nesta pizza e isso basta-me para aí uns 2 anos! Tem muito sal, concordo ;) E claro que há que dar lugar aos ingredientes que não. Que não são para nós. Tenho tantas embirrações. como sabes! Um beijo de domingo.
Babette