quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sopa à Lavrador


 

As sopas encorpadas já entraram nas ementas semanais. Os fins de dia de Outono pedem esse conforto. Uma base cremosa, com cenoura e abóbora, e massa penne com ervilhas para trincar. Assim se faz uma boa sopa à lavrador!...


Ingredientes

2 cenouras
1 talhada de abóbora
2 nabos pequenos
2 cebolas médias
1/2 couve branca pequena
1 batata
sal
azeite
caldo de legumes

2 punhados de massa penne
1 chávena almoçadeira de ervilhas congeladas

Preparação

Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os vegetais, cobrir com o caldo de legumes necessário a cobrir todos os legumes e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Levantar de novo o lume e, quando ferver, adicionar a massa e as ervilhas, deixando cozinhar por 7 a 10 minutos. Servir a sopa bem quente.

Bom Apetite!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Traça







Rua das Flores está linda. E termina no igualmente charmoso Largo de S. Domingos. Casas antigas, outras recuperadas, lojas de ontem e de hoje, espaços cuidados que vale a pena visitar. Um desses passeios pela Rua com nome bonito terminou mesmo à hora do almoço. Um olhar rápido pelo Largo deteve-se no "Traça". O menú do dia prometia sopa de legumes e bacalhau à Gomes de Sá. Pareceu-me perfeito retemperar forças com a boa comida tradicional portuguesa. Soube-me realmente a casa, o espaço é acolhedor e cuidado, a vista simpática. No final, estava pronta para percorrer mais ruas da cidade!




terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pizza de Pepperoni e Nectarina


Vamo-nos despedindo dos frutos de Verão.. As nectarinas estão quase a desaparecer, não sem antes as guardar sob a forma de doce, de as comer grelhadas com presunto, e até as incluir numa pizza agridoce que muito me agradou. Confesso que adoro pizzas com sabor a fruta: pêssego, figos e kiwi estão entre os ingredientes preferidos a esta inusitada associação. Junto agora à lista as nectarinas perfumadas... Uma pizza deliciosa!...


Ingredientes

Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 bolas de queijo mozzarella fresco
umas rodelas generosas de um bom pepperoni
folhinhas de manjericão
queijo mozzarella ralado
2 nectarinas maduras, descascadas e cortadas em fatias finas

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno.

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as fatias de pepperoni e de mozzarella fresca e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza. Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno, polvilhar com manjericão fresco e dispor as fatias de nectarina.Servir de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mesa para um Jantar de Transição




Não tem faltado chuva neste Outono, mas as temperaturas estão ainda bastante amenas. É difícil vestir-me e aos meninos, pois ora temos frio ora temos calor. À mesa é mais ou menos a mesma coisa: já sabe bem uma sopa à lavrador e covilhetes da Pastelaria Gomes em Vila Real, mas ainda há bons tomates coração de boi e alfaces bem viçosas. Por isso, tudo junto. E cores à mesa muito vivas, adequadas a qualquer Estação.



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Creme de Cebola e Alho Francês


Sopa. Elementar na nossa alimentação. Nutritiva, saciante, fonte generosa de importantes nutrientes. A forma mais saborosa de enganar as crianças, levando-as a ingerir legumes com prazer. Esta, de cebola e alho francês, mostra como pode ser simples e saborosa, uma sopa. Tão só.

Ingredientes

2 batatas médias
2 alhos-franceses
2 cebolas
1 courgette descascada
salsa picada
caldo de legumes
sal
azeite

Preparação

Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os vegetais, cobrir com o caldo de legumes necessário a cobrir todos os legumes e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Servir a sopa bem quente,  polvilhada com salsa picada.

Bom Apetite!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Macarrão com Ervilhas e Tomates




O conforto de massa, queijo e molho de tomate. Inexplicável! Pouco mais é necessário para esta refeição. Apenas boa companhia e um copo de vinho a acompanhar. E fazer por ser feliz, como uma criança, diante de um prato de massa...

Ingredientes

1/2 embalagem de macarrão
Molho de tomate caseiro
Tomatinhos Cherry
Ervilhas cozidas
Manjericão
Queijo Mozzarella

Preparação

Cozer a massa em água e sal, de acordo com as instruções da embalagem. Escorrer e reservar. Cozer as ervilhas em água e sal, por uns 10 minutos. Escorrer e reservar. Aquecer um pouco de molho de tomate. Servir a massa com as ervilhas, o molho de tomate, tomatinhos cherry, queijo mozzarella ralado e umas folhinhas de manjericão.




quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Doce de Maçã com Cardamomo


Mais uma dose generosa de fruta guardada em frascos. Pequenas maçãs biológicas, irregulares mas muito saborosas, foram usadas para uma compota um pouco diferente, em que os pedaços de maçã foram deixados intactos, para serem saboreados como sobremesa, a acompanhar outra fruta, um bom queijo ou um requeijão macio. Infinitas, as possibilidades...


Preparação

800 gr de maçãs (peso já descascado e descaroçado)
400 gr de açúcar
6 sementes de cardamomo esmagadas
1 casca de limão

Ingredientes

Colocar num tacho as maçãs partidas em cubinhos e envolver no açúcar. Colocar numa rede alguns caroços, a casca de limão e 6 sementes de cardamomo previamente abertas e esmagadas. Colocar no tacho com a fruta e o açúcar e deixar ferver até obter o ponto estrada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 20 a 25 minutos (os caroços são uma fonte natural de pectina, pelo que a sua utilização vai acelerar a obtenção do ponto certo). Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.

Bom Apetite!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Frango Frito com Ervas


As últimas semanas têm sido muito intensas em trabalho e nos ajustes das rotinas do novo ano lectivo. Pouco tempo sobra para preparar jantares elaborados. Sobras ganham nova vida e são servidas em poucos minutos. Como este franguinho frito em bom azeite e ervas saborosas. Umas fatias de pão a acompanhar, uma sopa, e o conforto de mais um dia.


Ingredientes

2 peitos de frango cozidos em água e sal
azeite
sal
alho
salsa
ervas da Provence

Preparação

Partir o frango, já cozido, em pedaços pequenos. Numa frigideira, aquecer um bom azeite com 2 dentes de alho esmagados. Quando estiver bem quente, fritar o frango de ambos os lados. Temperar com um pouco de sal, se necessário, salsa picada e ervas da Provence. Servir sobre fatias de pão rústico.

Bom Apetite!




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Chutney de Maçã e Pimentos com Sardinhas em Azeite


Já fiz este chutney de maçã e pimentos duas vezes, este Outono. Aos poucos vou preparando as conservas que nos hão-de acompanhar pelo Inverno, que serão pequenos presente de Natal, ou lembranças para presentar, somente, as pessoas de quem gostamos. E a sua utilização vai sendo cada vez mais imaginativa. Desta vez, uma entrada surpreendente, a partir das boas conservas portuguesas: crackers, sardinhas em azeite e uma colher de chutney de maçã e pimentos. Perfeito!


Ingredientes

Chutney de Maçã e Pimentos
2 latas de sardinhas de conserva em azeite
Bolachas de água e sal

Preparação

Escorrer as sardinhas e arranjá-las, retirando a espinha central. Sobre bolachas de água e sal, dispor pedaços de sardinha e, por cima, uma colher generosa de chutney de maçã e pimentos. Servir de imediato, como uma entrada leve.

Bom Apetite!



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bolo de Iogurte com Passas



É o bolo base cá de casa, a que se somam algumas felizes variações. O bolo eleito para o pequeno-almoço dos fins-de-semana e das férias, ou para variar os lanches da escola. E com pequeninos retoques, pode também ser sempre um bolo diferente. Uma das mais simples variações é esta. Acrescentar uma chávena de chá de sultanas à massa. E ter, assim, um lanche (a meu ver) muito inglês, com chá, leite, pequeninas sandwiches, scones simples e bolo de iogurte com passas. Para o fim-de-semana, um bolo muito simples e muito bom...


Ingredientes

1 iogurte grego natural e não açucarado
3 vezes a medida do copo de iogurte de açúcar
4 vezes a medida do copo de iogurte de farinha
1 vez a medida do copo de iogurte de óleo 
5 ovos inteiros 
1 chávena de chá de passas ou sultanas passadas previamente por um pouco de farinha
manteiga e farinha para a forma

Preparação

Bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar o iogurte e continuar a bater. Adicionar a farinha e o óleo e envolver bem. Juntar as passas ou sultanas e envolver delicadamente.  Levar ao forno, sem pré-aquecer, a 170ºC durante 50 minutos. Desenformar ainda quente.

Bom Apetite!



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ostaria da Rioba - Veneza (2/2)


Enquanto procurava gerir as centenas de fotografias que povoam o meu computador, dei-me conta que não tinha encerrado o capítulo gastronómico associado às nossas últimas férias em Itália. Faltou a referência a este restaurante, que nos agradou tanto, mesmo na véspera do nosso regresso. Faltava a referência, assim, do último jantar em Veneza... Que saudades!... Ciao!


Raviolis Negros com Recheio de Mousse de Atum Fresco


Spaghetii com Lagostins e Molho de Tomate Picante

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão de Forma Integral com Passas


Os lanches da escola têm de ser variados. E este ano o objectivo é dizer não às (tão tentadoras e supostamente práticas) bolachas embaladas, cheias de açúcar e gorduras saturadas. Por isso o velhinho lanche da nossa infância: pão! Pão com manteiga, pão com fiambre, pão com queijo ou pão com marmelada. Uma vez muito de vez em quando, pão com Nutella. E se nós, crianças, nos contentávamos com o mesmo tipo de pão o ano inteiro, os meninos de agora querem mais variedade. Por isso há pão branco, de leite, bico-de-pato, pão de cereais, pão integral, pão comprado e feito em casa. Não se podem queixar de monotonia! Um dos pães mais elogiados dos últimos lanches foi este: integral com passas.Uma verdadeira delícia! 

Ingredientes

280 ml de água
2 colheres de chá de mel claro
400 gr de farinha trigo sem fermento T65

65 gr de farelo
1 colher de chá de leite em pó
1 e 1/2 colheres de chá de sal
25 gr de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de fermento de padeiro seco
90 gr de passas

Preparação



Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).

À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento, a manteiga e o mel. Fazer um vulcão com a farinha e o farelo, o leite em pó e o sal e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Adicionar as passas e voltar a amassar, até que fique uma massa homogénea. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Doce de Figo com Baunilha



Mais um doce do tempo quente. Uma das minhas frutas preferidas cristalizada para depois. Os figos do Verão numa compota que fica bem com tudo: queijo e requeijão, pão e tostas, bolo de iogurte e bolo de coco, fruta e até carne assada. A doçura dos figos é tão rica...

Ingredientes

2 Kg de figos (brancos) maduros
1 Kg de açúcar
2 cascas de limão
1 vagem de baunilha

Preparação

Lavar e retirar o pé aos figos. Cortá-los em quartos. Colocá-los num tacho largo, com o açúcar, as cascas de limão e as sementes de uma vagem de baunilha. Levar então ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), o que deve acontecer em cerca de 30. Retirar as cascas de limão e passar grosseiramente com a varinha mágica. Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pizza de Salmão com Salsa e Queijo-Creme



A Vida no Paraíso sugeriu e eu concretizei ;). Depois de aqui ter ficado a promessa de uma pizza para o Rodrigo, esta foi a tentativa de agradar aos gregos e troianos cá de casa. Para um era, de facto, pizza. Para o outro era, de facto, salmão... No final, dois meninos satisfeitos!


Ingredientes

Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

1 embalagem de queijo-creme light
200 gr de salmão fumado
salsa
sumo de limão

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno
Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza. Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno, barrar com o queijo-creme, dispor as fatias de salmão fumado, polvilhar com salsa picada e regar com um pouco de sumo de limão. Servir de imediato.

Bom Apetite!


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bolo de Milho e Maçã




Um bolo bom para o Outono. Ideal para acompanhar uma chávena de chá ou de café, enquanto o serão convida à leitura e às mantas de sofá... Um bolo rico, com textura, sabor e cor. Para repetir. Só mais uma fatia...

Ingredientes
(Fonte: Blog Technicolor Kitchen)

Maçãs:
50 gr de manteiga sem sal
2,5 colheres de sopa de mel
450 gr de maçãs, peso já descascadas, descaroçadas e partidas em cubinhos

Bolo:
100 gr de farinha de amêndoa
115 gr de farinha de trigo
110 gr de farinha de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
raspa de 1 limão
1 colheres de chá de sumo de limão
150 ml de mel
1 iogurte natural
3 ovos grandes
100 ml de azeite
1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação

Numa panela média, derreter a manteiga e o mel. Deixar ferver e caramelizar por um pouquinho. Juntar as maçãs e deixar cozinhar em fogo alto até que a mação esteja dourada e a calda espessa (cerca de 5 minutos). Deixar arrefecer completamente.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de 20 cm de diâmetro, forrar o fundo com um disco de papel vegetal e untar também o papel. Numa tigela grande, misturar as 3 farinhas, o fermento e o sal. Numa outra tigela, bater as raspas e o sumo de limão, o iogurte, os ovos, o azeite e a baunilha. Depois de bem misturado, deitar sobre os ingredientes sólidos e envolver delicadamente, de baixo para cima, até obter uma massa bem homogénea. Incorporar as maçãs. Colocar a massa na forma e deixar cozer no forno por cerca de 45 minutos.

Bom Apetite!