segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Doce de Tomate Cereja com Canela



No mesmo dia em que cristalizei numa compota as últimas ameixas Rainha Cláudia, fiz também um doce de tomates cereja. Tão bom que ficou! Encorpado, saboroso e com uma cor muito apetitosa. Tem sido a companhia perfeita das lascas de Quejio da Ilha que têm finalizado os nossos jantares de fim-de-semana...

Ingredientes

1,6 Kg de tomates cereja bem maduros
800 gr de açúcar
2 paus de canela
canela em pó

Preparação

Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar e envolver bem. Deixar macerar por 1 hora. Juntar os paus de canela e levar então ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar canela em pó, a gosto. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Chutney de Tomate Cereja e Pimentos Padron


A quantidade de tomate cereja que chegou à minha cozinha foi esmagadora. Não podiam ser todos consumidos em saladas, estufados e assados. Havia que guardar uns tantos para mais tarde. Uns, sob a forma de um doce rico com canela e outros numa versão agridoce, num chutney exótico de sabor pronunciado. Já só penso numas fatias de carne assada a acompanhá-lo...


Ingredientes

750 gr de tomates cereja bem maduros
2 cebolas
2 dentes de alho esmagados
6 pimentos padron verdes 
1 pedaço de gengibre ralado
250 ml de vinagre
1 chávena de chá de açúcar amarelo
2 colheres de chá de molho de peixe ou molho de soja 

Preparação

Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com todos os restantes ingredientes, com excepção do molho de peixe (ou de soja). Levar ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o chutney tenha atingido a consistência desejada (quase de compota), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar o molho de peixe. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Colocar o chutney, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Arroz Malandro de Tomate e Feijão de Debulhar



"No tempo do tomate, qualquer dona de casa é boa cozinheira", diz o ditado. E eu concordo. Sobretudo se tivermos acesso a tomates coração de boi carnudos e suculentos. Então se lhe juntarmos uma mão cheia de feijões frescos acabados de debulhar e uma boa dose de arroz carolino, temos um arroz malandro saboroso que vale quase só por si. No tempo do tomate, é mais fácil cozinhar...

Ingredientes

1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
2 tomates coração de boi
1 chávena de chá de feijões frescos de debulhar
1 chávena almoçadeira de arroz carolino
sal, noz-moscada, oregãos secos
4 chávenas almoçadeiras de água

Preparação

Num tacho refogar a cebola e o alho picados num fio de azeite. Quando estiver bem dourados, juntar o tomate partido em pedaços pequenos. Deixar refogar mais um pouco. Juntar depois a água e os feijões. Deixar e ferver e reduzir um pouco o lume, deixando cozer o feijão por 30 a 35 minutos. Levantar de novo o lume, temperar com sal e noz-moscada e introduzir o arroz. Baixar então o lume para o mínimo, deixando o arroz cozinhar por 13 minutos. Um pouco de oregãos secos no final e servir de imediato, que o arroz malandrinho não pode esperar!

Bom Apetite!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bolo de Maçã e Aveia


Diz o calendário que já estamos no Outono. E os dias que o anunciam começam a aparecer. E, por isso, um bolo daqueles que costumam confortar nas tardes mais frescas. Com ingredientes da época, como a maçã e o aroma da canela e da erva-doce. De resto, será bom em qualquer circunstância. De uma textura especial e muito húmido, foi um dos bolos mais apreciados dos últimos tempos. Precisam de experimentar!

Ingredientes
(Fonte: Blog Cravo e Canela)

1 chávena de chá de flocos de aveia
2 chávenas de chá de água a ferver
80 gr de manteiga
320 gr de açúcar 
300 gr de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
2 colheres de chá de fermento
2 maçãs raladas
4 0vos 

Preparação

Previamente, demolhar a aveia na água a ferver a que se juntou previamente a manteiga, deixando repousar durante vinte minutos. Misturar os ingredientes secos (açúcar, farinha, fermento e canela) e reservar. Bater os ovos e juntar à mistura de aveia já perfeitamente hidratada, misturando bem. Adicionar os ingredientes secos, envolvendo bem. Por fim, acrescentar a maçã ralada na altura, misturando bem na massa até se obter uma mistura homogénea. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC numa forma untada e polvilhada de farinha por 45 a 50 minutos.


Bom Apetite!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vermelho




Apeteceu que uma das mesas de todos os dias tivesse vermelho. Objectos resgatados de vários sítios da casa convergiram para uma mesa monocromática. Como um imenso sol que se põe no fim de um dia de calor. Assim foi uma mesa para um jantar de final de Verão.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Doce de Ameixa Rainha Cláudia com Cardamomo


Estou, aos poucos, a guardar o Verão em frascos de vidro. Doce de Tomate, Doce de Pêssego, Doce de Ameixa. A fruta do tempo quente guardada para quando os dias de frio nos pedirem mantas, chá, e bolo de iogurte barrado com um pouco de um doce a saber aVerão...



Ingredientes

500 gr de Ameixas Rainha Cláudia (peso das ameixas já descascadas e descaroçadas)

250 gr de açúcar
alguns caroços
6 sementes de cardamomo esmagadas
1 gole de Vinho do Porto

Preparação

Colocar num tacho as ameixas partidas em pedaços pequenos e envolver no açúcar. Deixar a macerar por 1 hora. Entretanto, colocar numa rede alguns caroços e 6 sementes de cardamomo previamente abertas e esmagadas. Colocar no tacho com a fruta e o açúcar e deixar ferver até obter o ponto estrada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 20 a 25 minutos (os caroços são uma fonte natural de pectina, pelo que a sua utilização vai acelerar a obtenção do ponto certo). Retirar do lume e adicionar 1 bom gole de Vinho do Porto. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.

Bom Apetite! 


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Creme de Feijão Verde com Feijão de Debulhar e Hortelã


Uma sopa que já é de Outono, a pedir noites frescas e o conforto de uma tigela quente entre as mãos. Os ingredientes fazem essa transição: o feijão verde de Verão e o feijão fresco que começa a aparecer e a fazer lembrar a Estação que chega amanhã. Por isso esse tributo. No último dia de Verão, uma sopa que une duas Estações. 


Ingredientes

1 cebola
1/2 alho francês
1 courgette
1/2 couve branca pequena
1 nabo
1 batata
2 cenouras 
1 chávena de chá de feijão fresco ou de debulhar 
água
sal
azeite
queijo de cabra
hortelã

Preparação

Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os vegetais, o feijão, cobrir com água e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica, temperar com sal e um fio de azeite. Servir a sopa bem quente, com um pouco de queijo de cabra esfarelado e polvilhada com hortelã picada.

Bom Apetite!


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Brioche de Nozes



Foi um lanche diferente de domingo. Chá, brioche de nozes com manteiga, figos doces e talhadas de marmelada. Uma sequência saborosa digna de representação pictórica. A fazer lembrar os piqueniques de outrora, sob ramadas frescas enquanto se descansava deitados em mantas sobre a relva de final de Verão...

Ingredientes

Para um brioche de 750 gr
200 ml de leite
2 ovos
120 gr de manteiga
500 gr de farinha T65 sem fermento
1 e 1/2 colheres de chá de sal
60 gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento de padeiro em pó
50 gr de nozes picadas

Preparação

Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão doce  (na minha máquina: programa 6).

À Mão: Aquecer ligeiramente o leite e dissolver nele o fermento e a manteiga. Fazer um vulcão com a farinha, o açúcar e o sal  e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea.Juntar as nozes picadas e incorporar bem na massa. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 25 a 30  minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grande Palácio Hong Kong




Havia quem lá tivesse estado... E eu fiquei com vontade de experimentar. Confesso que já não sou a entusiasta de comida chinesa que era antigamente (curiosamente parte do entusiasmo perdeu-se depois de uma viagem à China - porque será?...), mas um bom restaurante é sempre de assinalar. Segui praticamente os passos e as escolhas do João e gostei do resultado. Não posso dizer que tenha feito totalmente as pazes, mas foram umas boas tréguas!...




terça-feira, 17 de setembro de 2013

Arroz de Courgettes e Cenoura


A abundância das courgettes foi enorme, este ano. E por isso havia que inclui-las nas nossas refeições quotidianas. Para além das sopas, dos estufados, dos grelhados e até de algum consumo ao natural, um arroz saciante. Um arroz de legumes que ajuda a amenizar. A fazer as pazes com o mundo lá fora.


Ingredientes

1 cebola
1/2 salpicão
1 cenoura
1 courgette descascada
azeite, vinho branco, sal, noz-moscada
1 chávena almoçadeira de arroz
2 chávenas almoçadeiras de água

Preparação

Refogar a cebola picada num pouco de azeite. Colocar a cenoura partida às rodelas e o salpicão em cubinhos e mexer bem. Adicionar um gole de vinho branco e, depois de evaporar, colocar a courgette partida em cubos pequeninos. Envolver todos os ingredientes e deixar cozinhar por mais uns minutos. Adicionar a água e deixar ferver. Temperar com sal e um pouco de noz-moscada. Quando começar a ferver, adicionar o arroz, reduzir a temperatura para o mínimo, e deixar cozinhar por 14 a 15 minutos.

Bom Apetite!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Beringelas Gratinadas




Adoro a cor, a textura e o sabor da beringela. E para mim a combinação de beringela, cogumelos e tomate é vencedora. Por isso a beringela do meu cabaz biológico teve um destino muito feliz, creio. Foi o prato principal de um jantar leve a meio da semana. Uma sopa, a beringela e uma salada de tomate a acompanhar foram o bastante. Um prato que sacia e pisca já o olho a um Outono que ainda se quer distante....

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 beringela
1 tomate coração de boi médio
4 a 5 colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 cebola
1 dente de alho
4 a 5 cogumelos de Paris
azeite, sal, salsa, vinho branco
1 bola de mozzarella fresca

Preparação

Lavar a beringela e cortá-la ao meio, no sentido longitudinal. Com uma colher, retirar a polpa da beringela, deixando na borda e no fundo uma espessura de uns milímetros. Numa panela, levar ao lume água com um pouco de sal. Mergulhar as beringelas e deixar cozinhar em lume brando por uns 8 a 10 minutos. Escorrer e reservar. Entretanto, numa frigideira colocar um fio de azeite a aquecer. Juntar a cebola e os alhos picados e mexer bem. Adicionar o tomate picado e a polpa de tomate e envolver bem. Deixar cozinhar por uns minutos. Juntar depois a polpa da beringela bem picadinha e os cogumelos fatiados. Temperar com sal e polvilhar com salsa picada, a gosto. Deixar cozinhar por uns 10 a 15 minutos. Pré-aquecer o forno a 190ºC. Numa assadeira, colocar as metades da beringela, o recheio dividido pelas duas metades e cobrir com fatias de queijo mozzarella. Vai ao forno até ficar bem gratinado, cerca de 25 a 30 minutos. Servir com mais tomate a acompanhar, num prato de forno bonito e bem carinhoso como este...

Bom Apetite!




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feijão Verde com Tomate e Chouriço



A abundância de feijão verde obrigou à criatividade. Depois de sopas, cremes e muito feijão verde cozido, era obrigatório variar. Pesquisas nos livros de cozinha tradicional portuguesa revelaram que é habitual em certas regiões servir feijão verde salteado com tomate e chouriço. E que bem que ficou! Acompanhado por umas lascas de queijo da Ilha e umas fatias de pão caseiro foi o nosso jantar de um destes dias que ainda são de Verão.

Ingredientes

300gr de feijão verde
1 tomate coração de boi
2 dentes de alho

1/2 chouriço de carne partido às rodelas
azeite 
sal e pimenta

Preparação:

Lavar e arranjar o feijão verde. Se necessário, retirar o fio e cortar depois ao meio no sentido longitudinal. Numa frigideira colocar um fio de azeite e acrescentar os dentes de alho 
grosseiramente picados. Acrescentar depois o tomate partido em cubinhos e as rodelas de chouriço. Misturar bem, reduzir o lume e tapar a frigideira com uma tampa, para que o tomate cozinhe por uns minutos. Juntar de seguida o feijão verde e temperar com sal e pimenta. Envolver bem o feijão verde no tomate e tapar novamente a frigideira deixando cozinhar em lume brando por uns 20 a 25 minutos ou até que o feijão verde esteja bem cozido.

Bom Apetite!



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Salada de Beterraba com Maçã


Uma entrada simples mas deliciosa. Acompanha muito bem queijos de sabor forte, como o de cabra ou um bom parmesão. Porque o essencial e simples é o que muitas vezes se destaca...

Ingredientes

1 beterraba cozida
1 maçã
nozes
azeite 
vinagre

Preparação

Num prato de servir, dispor, alternadamente, fatias bem finas de beterraba e de maçã. Colocar por cima metades de nozes e temperar com um fio de azeite e de vinagre. Servir de imediato.

Bom Apetite!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pizza Mais que Perfeita



Sim, é arriscado usar algumas palavras. Como o "nunca" ou o "sempre", o "irreversível" ou o "perfeito". Têm um quê de desafiar o seu significado. E mostrar que se calhar não, que revemos muitos desses sentidos, mais cedo ou mais tarde.... Mesmo com esta ressalva, arrisco a dizer que, pelo menos por agora, as nossas pizzas são, aos nossos olhos, perfeitas. Apurámos um nadinha a forma de confecção da massa, pré-aquecendo o tabuleiro em que a colocamos no forno, obtendo assim uma massa muito, muito estaladiça. Um bom vinho, ingredientes simples e boa companhia fizeram o resto. 


Ingredientes

Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 bolas de queijo mozzarella fresco
150 gr de chourição
folhinhas de manjericão
queijo mozzarella ralado
azeite

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as fatias de chourição e de mozzarella fresca e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza (cuidado para não se queimarem!). Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno, polvilhar com manjericão fresco e regar com um fio de azeite. Servir de imediato.

Bom Apetite!



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mesa para os Pais




Um telefonema a perguntar: "Querem vir jantar um caril?". Sim, queriam. E então uma mesa rápida, na cozinha, com as cores da loiça a combinar com o jantar que ia servir. Um domingo à noite que foi alegre e colorido. Com os meus pais à mesa.