sexta-feira, 31 de maio de 2013

Timbale de Frango



Este era mais um dos pratos clássicos servidos na casa dos meus pais. Festas, almoços de aniversário ou de família tiveram muitas vezes este timbale como prato principal. Uma delícia de recheio e uma massa muito saborosa. Era sempre acompanhado por arroz branco e salada de alface. E que bem que sabe! Sempre!...


Ingredientes

Massa

400 gr de farinha
200 gr de manteiga
8 colheres de sopa de água
Sal qb

Recheio
2 embalagens de peito de frango (6 a 8 peitos de frango)
2 cebolas grandes
2 tomates maduros
1 pimento verde
2 latas médias de cogumelos
12 azeitonas pretas descaroçadas
3 a 4 ovos cozidos
1 gema
1 caldo de frango natura
Colorau, azeite, alho, sal
Manteiga ou azeite para untar

Preparação

MASSA: Derreter a manteiga. Num alguidar, colocar a farinha e abrir um buraco no meio. Deitar a manteiga, a água e um pouco de sal e amassar bem com as mãos até formar uma massa homogénea. Deixar descansar por ½ hora, enquanto se prepara o recheio.

RECHEIO: Cozer os ovos em água a ferver por 20 minutos. Escorrer e descascar. Cozer o frango em água com um pouco de sal e um caldo de frango por 20 minutos. Escorrer e desfiar o frango. Num tacho largo, picar as cebolas e o dente de alho. Refogar com um pouco de azeite. Adicionar os tomates partidos em cubos, e o pimento cortado em tiras fininhas. Passados uns cinco minutos, juntar o frango, os cogumelos e as azeitonas fatiadas. Polvilhar com uma colher de café de colorau (paprika). Refogar um pouco, até o frango tomar os restantes sabores e o molho evaporar. Rectificar o sal, se necessário.

MONTAGEM: Untar um pirex com manteiga ou azeite. Forrar com ½ da massa, que se estende com um rolo, colocar o recheio e cobrir com rodelas de ovo cozido. Colocar a restante massa e unir bem os bordos. Pincelar com gema de ovo. Levar a forno pré-aquecido, a 170ºC, por 25 minutos ou até a massa se apresentar dourada.

Bom Apetite!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Salada de Rúcula com Manchego e Doce de Pêra




O bolo salgado de espinafres com ervilhas e hortelã foi muito bem acompanhado por uns outros petiscos muito saborosos. Para além de um achar de manga e de um chutney de ananás deliciosos, uma salada fresca de rúcula e nozes com um carpaccio de queijo manchego e doce de pêra. Sabores muito complementares, que mereceram dos convidados simpáticos elogios...

Ingredientes

rúcula
nozes
sal, azeite, vinagre

queijo manchego
doce de pêra

Preparação

Na taça de servir colocar folhas de rúcula e nozes picadas grosseiramente. Preparar um molho vinagrete com azeite, vinagre e um pouco de sal (usar duas partes de azeite para uma de vinagre). Emulsionar bem e regar a salada, mexendo-a bem. Servir a salada com fatias muito finas de queijo manchego e de doce de pêra.

Bom Apetite!



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bolo de Espinafres com Ervilhas e Hortelã



Os Bolos Salgados são uma óptima opção para uma entrada diferente. Muito versáteis, são ainda muito práticos para levar para um piquenique ou para um lanche ajantarado. Com o acompanhamento certo, são estrelas em qualquer refeição! Este em particular, imaginado por mim depois de olhar para o cabaz de verduras recebido nessa semana, resultou num bolo leve e aromático, muito primaveril, com o sabor tenro das ervilhas e o toque perfumado da hortelã.

Ingredientes

220 gr de farinha 
4 ovos
150 ml de leite
1/2 cebola
1 fio de azeite
1 chávena almoçadeira de ervilhas congeladas
2 chávenas almoçadeiras de espinafres
sal e pimenta
100 gr de queijo de cabra
6 folhas de hortelã picadas
1 colher de sopa de fermento

Preparação

Numa frigideira, refogar a cebola picada num pouco de azeite por uns minutos. Adicionar as ervilhas e deixar cozinhar por uns 5 minutos. Juntar depois os espinafres, temperar com sal e pimenta, e deixar cozinhar por mais uns 5 a 10 minutos. Reservar. Numa taça, bater os ovos com o leite. Juntar a farinha, misturando bem. Adicionar então os legumes salteados, o queijo esfarelado e a hortelã. Temperar com mais um pouco de sal e pimenta. Juntar o fermento e envolver. Levar ao forno, pré-aquecido, a 180ºC, por 45 minutos. Servir morno ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!



terça-feira, 28 de maio de 2013

Mesa para um Almoço de Primavera



Para este almoço, uma mesa com verde e azul. Pratos misturados numa alegre combinação de tons e texturas, que resultou numa mesa aconchegante e calorosa. A Primavera à mesa com pratos ladeiros adquiridos na Sahara Delights, pratos de entrada e guardanapos comprados na Casa Alvarinho, copos verde claro antigos (da minha avó materna) e verde escuro da Marinha Grande. Toalha e chemin da Zara Home. Pratinhos de pão da Geneviève Lethu e taças folha de couve Bordallo Pinheiro.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Almoço de Primavera


Receber amigos é um prazer. Os de sempre e os que a vida nos vai reservando, como estes  que nos chegam pelas mãos dos nossos filhos. E então um almoço em casa. Para que os meninos brincassem e os pais pudessem conversar. Foi um dia muito agradável, sereno e tranquilo. Soube bem ouvir os risos das crianças e poder conhecer melhor os pais do menino que é tão amigo dos nossos filhos. Para a ementa desse dia, um início a saber a ervilhas, espinafres e hortelã, com um chutney de ananás delicioso e pickles de manga a acompanhar. Uma salada de rúcula e nozes e o já tradicional doce de pêra, desta vez acompanhado por um bom queijo manchego, numa associação doce e salgada que é sempre surpreendente. Para prato principal, um timbale de frango muito aromático e um bolo de chocolate para o final, acompanhado por uma taça de morangos. Um bom almoço!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bem Português



Peixe grelhado. Simples. Sem mais artefactos do que sal, limão e um fio de azeite. A acompanhar, umas batatinhas coradas com coentros e uns espargos salteados. Sem mais. Peixe bom e bem português...

Ingredientes

2 postas de garoupa fresca
azeite, sal, limão

4 batatas cozidas
azeite, sal coentros

1/2 molho de espargos
sal, azeite, vinagre de vinho branco

Preparação

Temperar as postas de garoupa com um pouco de sal. Aquecer um grelhador com um fio de azeite. Colocar as postas de peixe e deixar grelhar uns minutos de cada lado. Ir verificando a cozedura do peixe observando a zona próxima da espinha, para não ficar nem crú nem sobrecozinhado. Regar com sumo de limão, a gosto, e reservar.

Cortar em cubos as batatas previamente cozinhadas. Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e corar as batatinhas. Depois de douradas, envolver coentros picados e temperar com um pouco de sal.

Lavar e cortar os espargos com a mão, no fundo do talo, eliminando-se a parte branca. Numa frigideira sem qualquer gordura e previamente aquecida, colocam-se os espargos. Quando estiverem ligeiramente tostados (mais ou menos 8 minutos), rega-se com um fio de azeite e de vinagre e tempera-se com sal.

Bom Apetite!


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pão de Centeio



O pão vai continuando a ser feito na nossa cozinha. Branco, com cereais, com farinha de espelta, integral, de aveia ou centeio. Combinações infindáveis para o meu alimento favorito. Este pão, denso e perfumado, fez as nossas delícias ao longo da semana. Fica maravilhoso com queijo fresco e doce de morango...



Ingredientes

Para um pão de 750 gr
300 ml de água
1,5 colheres de sobremesa de azeite
350 gr de farinha sem fermento T65
150 gr de farinha de centeio
4 colheres de chá de leite em pó magro
1,5 colheres de chá de sal
1 colher de sobremesa de açúcar

Preparação

Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).

À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento e o azeite. Fazer um vulcão com as farinhas, o açúcar, o sal e o leite em pó e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Espargos Grelhados com Vinagre Balsâmico




Mais um sinal da Primavera, ainda que por este lado as temperaturas andem tímidas: espargos da época, cheios de sabor. Estes foram prato principal, logo a seguir a um creme de legumes. Um jantar leve, acompanhado por umas fatias de presunto e de queijo de cabra, um ovo escalfado e um pedaço de pão de cereais, feito em casa. Um jantar delicioso em torno de coisas simples...

Ingredientes

1 molho de espargos
sal
azeite
vinagre de vinho balsâmico ou branco

Preparação

Cortar os espargos com a mão, no fundo do talo, eliminando-se a parte branca. Numa frigideira sem  qualquer gordura e previamente aquecida, colocam-se os espargos. Quando estiverem ligeiramente tostados (mais ou menos 8 minutos), rega-se com um fio de azeite e de vinagre e tempera-se com sal.

Bom Apetite!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Creme de Abóbora e Cenoura com Espinafres e Feijão-Manteiga



Mais uma sopa. Presença obrigatória de todos os dias, faça chuva ou faça sol. Podem ser, que são, sempre diferentes, mas têm em comum o prazer de confortar. De serenar o apetite e preparar o que se segue. Outros dias há em que podem bastar por si, acompanhadas por um pouco de pão e de queijo, porque não? Sopa, sim. Todos os dias.

Ingredientes

Para a base:
1 fatia generosa de abóbora
2 cenouras
1 cebola
1/2 alho francês (só a parte branca)
1 courgette
1 batata
caldo de legumes
sal
azeite

Para depois:
1 chávena de chá de feijão manteiga cozido
1 molho de espinafres já arranjados

Preparação

Começar por partir finamente os legumes que compõem a base e colocar numa panela. Tapar com caldo de legumes, de forma a que os vegetais fiquem cobertos. Deixar cozinhar por 40 minutos. Entretanto, lavar bem os espinafres e reservar. Triturar a base da sopa com a varinha mágica, rectificar o sal e colocar um fio de azeite. Levar novamente ao lume, juntando os espinafres e o feijão manteiga, deixando cozinhar por 15 minutos. Está pronta a servir!

Bom Apetite!



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Arroz de Gengibre com Spring Onions



Tão, mas tão bom... Aromático, cítrico e levemente picante. Acompanhou um caril e mostrou-se à altura. Uma delícia de um acompanhamento versátil e um pouco diferente.

Ingredientes

1 colher de sopa de gengibre picado
2 spring onions
cebolinho
azeite
1 chávena de chá de arroz basmati
2 chávenas de chá de água
sal

Preparação

Num tacho colocar um fio de azeite e o gengibre picado. Refogar uns minutos. Juntar a parte branca das spring onions picada e reservar a verde para o final. Depois de refogar mais uns minutos, adicionar a água e temperar com um pouco de sal. Deixar levantar fervura e juntar o arroz. Baixar o lume e deixar cozer o arroz por 13 minutos. Servir polvilhado com a parte reservada das spring onions e um pouco de cebolinho.

Bom Apetite!



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Frango Biológico com Legumes e Hortelã



Não sou fundamentalista, mas dou cada vez mais atenção à proveniência da carne, do peixe, dos legumes e da fruta que consumimos. Uma das descobertas recentes foi o supermercado biológico Biorigem. De lá têm vindo beringelas e cogumelos deliciosos e também frango certificado, totalmente criado ao ar livre. Este prato surgiu no regresso de umas compras feitas lá. Ficou delicioso, aromático, cheio de textura e de sabores complementares. A hortelã foi o toque de última hora: e que bem que ficou!...

Ingredientes

1 peito de frango
1 cebola cortada às meias-luas
4 cogumelos grandes fatiados
1/2 beringela cortada em palitos, com a casca
1 cenoura cortada em palitos
1/2 alho francês cortado em palitos
azeite
molho de soja
sal
hortelã
1/2 chávena de chá de cajú torrado com sal

Preparação

Cortar o frango em pedaços pequenos e deixar marinar num pouco de molho de soja (2 a 3 colheres de sopa). Numa frigideira, saltear a cebola num pouco de azeite. Juntar o frango e a marinada e deixar cozinhar por uns minutos. Adicionar então o alho francês e a cenoura, deixando cozinhar por uns 5 minutos. Juntar depois a beringela e os cogumelos e deixar cozer por mais 10 minutos. Rectificar o sal. Numa frigideira, saltear os cajús com um pouco de sal. Servir o frango com legumes polvilhado com o cajú e com folhinhas de hortelã, a gosto.

Bom Apetite!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Babette" e o Bolo de Fubá





O restaurante dos meus sonhos chamar-se-ia "Babette". Seria o restaurante de uma pequena guest house,  situada num edifício recuperado, com um pequeno jardim interior onde se pudessem servir refeições quando o tempo fosse convidativo. Serviria pequenos-almoços, lanches e jantares. Aos hóspedes, mas também a quem aparecesse à procura de comer bem. As mesas seriam de madeira, os pratos antigos todos diferentes entre si e os copos de várias cores. Não haveria toalha, mas os guardanapos seriam de linho crú ou amarelo. Haveria flores campestres sobre as mesas, durante o dia, e velas brancas ao jantar. Na sala interior de refeições, haveria uma estante com livros e uma parede enfeitada com pratos e travessas de outros tempos e lugares. A comida seria "de coração". Feita com amor e respeitando as estações. Teria influências diversas e seria, por isso, uma miscelânea de coisas boas. Haveria sempre doces caseiros, sumos naturais e pão acabado de fazer. A qualquer hora do dia haveria sempre o meu bolo de fubá. Servido com requeijão e doce de goiaba com maracujá.

Ingredientes

320 gr de farinha de milho fina
400 ml de leite
220 gr de açúcar
130 ml de óleo
3 ovos grandes (gemas e claras separadas)
1 pitada de sal
1 colher de chá de erva doce
1 colher de sopa de fermento
manteiga para untar a forma
canela e açúcar para polvilhar a forma

Preparação

Num tacho largo e baixo, deitar a farinha, o açúcar, o leite e o óleo. Mexer bem com uma vara de arames. Levar a lume médio, mexendo sempre bem e vigorosamente com a vara de arames até que a massa engrosse e se apresente homogénea.  Deitar a erva doce e mexer bem. Retirar do lume e deixar arrefecer por 10 a 15 minutos. Nessa altura, adicionar as gemas, uma a uma, mexendo bem entre cada adição. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e envolver delicadamente. Por fim, adicionar o fermento mexendo apenas para incoporar na massa. Untar uma forma com buraco com manteiga e polvilhá-la bem com açúcar e canela. Deitar a massa na forma e levar ao forno, sem pré-aquecer, por 50 minutos, a 170ºC.

Bom Apetite!



Participação no 12º desafio do "Convidei para Jantar"
este mês promovido pelo blog "A Minha Cozinha é a Cores"

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Oferecer uma Mesa




Um lanche numa tarde de sábado cheia de sol. Agora, que os dias estão compridos, estivemos à mesa com a luz cálida de uma tarde de Primavera. A Mar estava no Porto nesse dia, e o pretexto é sempre mais ou menos o mesmo: não deixar passar a oportunidade de estar com ela, com o Vasco e com o António. De lhes poder oferecer uma mesa e umas horas tranquilas antes do seu regresso a casa. Um lanche, então. E à mesa, coisas que ela tinha recordado há uns tempos e que eu registei. Que tinha saudades do bolo de fubá que comia no Brasil, com queijo de minas e doce. Então, tudo à volta disso. Uma mesa com coisas de vários sítios, num registo mesclado que lhe agradou. E um lanche com inspiração brasileira. Pão, Mariazinhas, doce de goiaba com maracujá, doce de abóbora com canela, marmelada, queijos e um bolo de fubá!



As Receitas:
Bolo de Fubá
Doce de Abóbora
Marmelada

terça-feira, 14 de maio de 2013

Coral Sushi Concept


Sopa Miso


Menú Fusão

Um belíssimo jantar, este no Coral Sushi situado no Hotel Miragem, em Cascais. A frescura de todos os ingredientes foi evidente no menú de "Fusão" que pedimos, uma forma de provar várias das iguarias que por lá se preparam, confiando na escolha do Chef, que a nossa perícia para escolher este tipo de comida é ainda muito pequena... Fiquei rendida, uma vez mais, a estes sabores, e destaco, em particular, os rolos quentes com massa de tempura crocante (na foto, à direita). Deliciosos!


Gelado Frito com Frutos Vermelhos

Tiramisú de Chá Verde com Gelado de Pistachio