quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013

Bolo Salgado de Feta, Manjericão e Cebolinho





Um dos melhores Bolos Salgados que já comi. Quando vi a receita guardei-a logo, pois a combinação de sabores pareceu-me irresistível. Um bom prelúdio para almoços demorados. A acompanhar uma sopa quente revelou-se um início delicioso!

Ingredientes

180 gr de farinha de trigo
3 ovos
120 ml de leite magro
80 ml de azeite
50 gr de queijo parmesão ralado
200 gr de queijo feta
10 azeitonas gregas sem caroço
2 ou 3 punhados de ervas frescas (usei manjericão e cebolinho)
15 gr ou 1 colher (de sopa) de fermento em pó
sal e pimenta

Preparação

Cortar o queijo feta em cubos, picar as azeitonas em pedaços médios e picar as ervas. Untar com manteiga e enfarinhar uma forma de bolo inglês. Numa tigela, bater levemente, com um batedor de arames, os ovos, o azeite e o leite. Adicionar a farinha de trigo peneirada, o queijo feta, o parmesão ralado, as azeitonas e as ervas picadas. Adicionar sal e pimenta e envolver bem. Acrescentar o fermento e misturar delicadamente. Colocar a massa na forma previamente preparada, e levar ao forno, pré-aquecido, a 180ºC. Cozinhar por 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer o bolo antes de o desenformar. Servir morno ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite!



quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013

Mesa Para Começar o Ano



Para começar o ano, uma mesa com brilho. As luzinhas do pinheiro ainda cintilavam. Comemorava-se o Dia de Reis. E por isso os tons, os motivos. Uma base castanha recebeu um chemin dourado. E o resto compôs-se naturalmente: pratos da Bordallo Pinheiro, pratos de sopa da Lethes Home, copos de diversas proveniências. O centro com as coisas que apeteceram nesse dia. E muita alegria à mesa. Era Dia de Reis, e distribuíam-se sorrisos...



terça-feira, 29 de Janeiro de 2013

Para Começar o Ano


No primeiro fim-de-semana de Janeiro, e para começar bem o Ano, recebi os meus sogros para almoçar. Iniciar um ano em roda da mesa tem um sabor especial e literal. Desejar que sejam muitos os momentos de bom convívio. Que sejam muitas as ocasiões para celebrar. Que os afectos sejam partilhados. Numa mesa cabe tudo isso e muito mais...


segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013

Celebração.


O nosso nascimento é um dia para celebrar. Com afectos, mimos, e coração quente. Ficam as imagens das mesas desse dia. O pequeno-almoço tomado com a calma de domingo. O almoço nos pais com comida de mãe pedida com muito antecedência: cozido à portuguesa e aletria como bolo de aniversário. Momentos felizes guardados na memória. E também aqui. 




 


sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013

Mousse de Chocolate


Depois de confirmar com a P. que fazíamos a mesma receita de mousse, dei-me conta que no blog ainda não tinha esta receita. Tão simples. Tão procurada por miúdos e graúdos. Tão fácil de agradar. A nossa receita básica de mousse de chocolate é, então, esta. 

Ingredientes

8 ovos
200 gr de chocolate culinário (usei com 70% de cacau)
130 gr de margarina sem sal
200 gr de açúcar


Preparação

Derreter o chocolate com a margarina em banho maria, envolvendo bem. Bater as gemas com o açúcar até que estas dobrem de volume. Juntar o creme de chocolate às gemas e bater muito bem. À parte, bater as claras em castelo firme e envolver, delicadamente, no preparado anterior.  Levar a mousse ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.

Bom Apetite!


quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013

Petiscos para um Almoço de Amigos



Os petiscos iniciais de um almoço ou jantar são normalmente muito apreciados. O primeiro contacto com a nossa comida. Alguma fome que vai sendo mitigada com estes prelúdios. Estes resultaram particularmente bem. A alheira apetitosa, os cogumelos frescos bem salteados, o doce e o salgado da pêra com o queijo da Ilha. Tudo isso foi uma sinfonia de sabores à mesa. À tal mesa de um domingo de sol do início de Dezembro...

Ficam então as receitas...

Carpaccio de Pêra e Queijo da Ilha

Ingredientes

Quartos de pêra em calda
Queijo da Ilha

Preparação

Fatiar ambos os ingredientes o mais finamente que se conseguir. Dispor numa travessa, alternando a pêra com o queijo.

 


Alheira no Forno

Ingredientes

1 alheira de boa qualidade

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC, por 10 minutos. Picar a alheira com um palito e colocar numa grade de ir ao forno, com um tabuleiro por baixo. Baixar o forno para os 180ºC, e deixar cozinhar a alheira por 20 minutos, virando-a ao fim de 10 minutos. Deixar arrefecer e fatiar finamente. Servir à temperatura ambiente, ou ligeiramente aquecida, em forno baixo, a 150ºC, por 10 minutos.



 

Cogumelos Salteados

Ingredientes

1 embalagem de cogumelos de Paris
1 dente de alho 
azeite, sal, vinho branco
salsa picada

Preparação

Lavar bem os cogumelos e fatiá-los. Numa frigideira, aquecer um fio de azeite e colocar o alho picado. Juntar logo de seguida os cogumelos e mexer por uns minutos. Refrescar com um gole de vinho branco. Deixar saltear, em lume alto, por cerca de 15 minutos, ou até o líquido que se forma se tiver evaporado. Temperar com sal e salsa picada. Envolver bem.

Bom Apetite!


quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013

Mesa para Mais um Almoço de Amigos




Apeteceu dessa vez uma mesa com inspiração campestre. Um pouco rústica, até. Cerâmica Bordalo Pinheiro, tons de terra, tangerinas como centro. Uma mesa para celebrar um domingo frio de sol com amigos. Boa conversa e boa música foram os restantes ingredientes. À mesa. Porque a mesa é sempre um bom lugar para estar. Demoradamente..




terça-feira, 22 de Janeiro de 2013

Mais um Almoço de Amigos

 


Estou irremediavelmente atrasada na publicação de posts! Tenho um conjunto muito razoável de fotos de datas e pratos cozinhados que estão ainda à espera de ver a luz do dia. Uma das celebrações cujo registo no blog ficou adiado, foi um almoço para retribuir um lanche bem passado na casa dos pais de uma amiguinha dos meus filhos. Foi no dia 2 de Dezembro que finalmente conseguimos retribuir esse lanche de Verão que tão bem nos soube. Preparei um almoço "clássico" de Inverno: lombinhos de porco com castanhas. Para entrada, vários petiscos, que se harmonizaram surpreendentemente bem. Uma conjugação de sabores e texturas muito coerente que agradou a todos, sem excepção. A P. ficou de trazer a sobremesa. Mousse de chocolate e Salada de fruta, que finalizaram muito bem este almoço de amigos tão agradável...



Alheira no Forno, Carpaccio de Pêra e Queijo da Ilha, Cogumelos Salteados
Pão de Cereais
Lombinhos de Porco com Castanhas
Mousse de Chocolate

segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013

Bolonha (3/3) - La Montanara



Foi a melhor refeição de toda a viagem!... Um sítio mesmo de ir. Confortável, acolhedor, com uma comida deliciosa. Bolonha, para mim, será sempre o La Montanara. Um jantar à luz de velas, num dia de férias de Outubro. No começo do Outono. 


Começámos esse jantar com o antipasto misto “La Montanara”. Uma entrada tão generosa que merece mesmo ser partilhada. Esse antipasto era composto por tarte de espinafres e salsicha luganega, flan com creme de nabos, quiche com chicória e trufas e mousse de mortadela e presunto com brioche tostado. Uma delícia! Difícil de eleger o petisco mais saboroso!



Continuámos com o tagliatelle al ragú, a verdadeira massa à bolonhesa que faz jús ao nome da cidade,  e uma lasanha verdi al forno. Pratos deliciosos, com ingredientes saborosíssimos e uma confecção irrepreensível. A simplicidade dos bons ingredientes não precisa de mais para brilhar. 

PS. Obrigada pela dica, João!

sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013

Bolo Chiffon de Chocolate com Cobertura de Queijo-creme e Pêras em Calda




O aniversariante pediu bolo de chocolate para sobremesa. E eu fiz-lhe a vontade com o melhor bolo de chocolate que sei fazer: um bolo de chocolate que é suave como uma nuvem, e que eu enfeitei com uma cobertura de queijo-creme e pêras em calda. Bolo chiffon de chocolate. Delicioso!...

Para o Bolo:
175 gr de farinha (1 e 3/4 de chávena de chá)
1/2 de chávena de chá de óleo
3/4 de chávena de chá de cacau 
2 colheres de chá de fermento
3/4 de chávena de água a ferver
1/4 de colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de baunilha
300 gr de açúcar (1 e 3/4 de chávena de chá)
7 ovos
uma pitada de sal fino

Para o recheio e cobertura:
2 embalagens de queijo philadelphia light
2 colheres de sopa de calda do doce de pêra
80 gr de açúcar confeiteiro
pêras em calda

Preparação

Para o Bolo: Dissolver bem o cacau na água a ferver. Na taça da batedeira, colocar a farinha previamente misturada com o fermento, abrir um buraco e juntar todos os ingredientes, à excepção das claras e do bicarbonato. Bater à mão por 30 minutos (outros tempos!...) ou na batedeira por 10 minutos. Bater as claras em castelo com o bicarbonato e envolvê-las delicadamente na massa. Vai ao forno em duas formas de 24 cm sem untar. Levar a cozer por  25 minutos (cada forma de 24 cm). Voltar sobre um prato e só desenformar depois de frio.

Para o Recheio e Cobertura: bater na batedeira todos os ingredientes até obter um creme espesso. Rechear o bolo com uma parte do creme. Cobrir com o restante creme e enfeitar com quartos de pêra em calda partidos em fatias finas.

Bom Apetite!




quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

Bacalhau com Crosta de Azeitona


Um prato delicioso!... E uma variação simples de um outro que tinha por ingrediente principal postas de garoupa. As supremas de bacalhau fresco, da Pescanova, oferecem umas postas no ponto de sal, com uma textura e sabor mais suaves que os do bacalhau tradicional. Ficou, por isso, uma combinação perfeita  De comer e chorar por mais!...


Ingredientes

4 postas de bacalhau (usei supremas de bacalhau fresco, da Pescanova)
sumo de 1/2 limão 
20 azeitonas gregas
1 colher de sopa de pão ralado 
1 fio de azeite

Preparação 


Descongelar e lavar as postas de bacalhau. Numa assadeira, colocar um fio de azeite e pousar as postas de bacalhau. Regar com mais um pouco de azeite e com sumo de limão. Descaroçar as azeitonas. Num robot de cozinha, ou na picadora, triturar as azeitonas com o pão ralado e um fio de azeite até obter uma pasta de consistência uniforme. Para ajustar a textura da pasta, colocar mais pão ralado se se quiser engrossar, ou mais azeite se se pretender torná-la mais líquida. Barrar o bacalhau com essa pasta, abundantemente. Levar a forno pré-aquecido, a 180ºC, por 35 a 40 minutos.

Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013

Entradas Saborosas e a Receita da Sopa Camponesa




Entradas de Inverno. Sopa camponesa, e um folar de azeitonas com cogumelos em azeite para pestiscar. Um início quente e saboroso para uma noite de Dezembro. Da cozinha, o cheiro do bacalhau com a crosta de azeitona ia abrindo o apetite, pelo que os petiscos iniciais foram muito apreciados. Boas escolhas, então.

Ingredientes

Para a base...
2 cenouras
1 batata média
3 cebolas médias
1/4 de couve coração
3/4 de chávena de chá de lentilhas descascadas
1 ramo de salsa
caldo de legumes
sal
azeite

Para depois...
1/2 penca cortada em juliana grossa
1 cenoura grande cortada às rodelas finas
1 nabo cortado às meias luas finas
1/2 alho francês cortado em rodelas finas
1 punhado de esparguete cortado ao meio

Preparação

Lavar as lentilhas em água corrente. Cortar os legumes da base em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os legumes, cobrir com o caldo de legumes, a salsa e, depois de ferver, cozer em lume brando por 45 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Regar com um fio de azeite. Adicionar os legumes reservados e deixar cozer por 5 minutos. Adicionar a massa e cozinhar por mais 15 minutos.

Bom Apetite!