segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Penne com Beringela e Tomate Cereja



Quando preciso do conforto de um prato quente e saciante, recorro muitas vezes à combinação de pasta, tomate, queijo e beringela. É um dos meus pratos favoritos, sendo a necessidade de conforto proporcional à quantidade de queijo colocado no final... Nesse dia precisava, portanto, de muito mimo...

Ingredientes

3/4 de uma embalagem de massa penne
1 cebola 
1 dente de alho
1 beringela

1/2 pimento vermelho
1 embalagem de tomates cereja
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 gole de vinho branco
sal, noz-moscada, louro moído, oregãos secos
salsa picada 
queijo parmesão (ou da Ilha) ralado na hora


Preparação

Cozer a massa em água com sal, de acordo com as indicações da embalagem. Escorrer e reservar, guardando um pouco da água da cozedura. Numa caçarola grande (ou wok), refogar a cebola cortada às meias luas e o alho picado no azeite. Colocar a beringela cortada em palitos grossos e o pimento em tiras da mesma largura e envolver. Ao fim de uns dois minutos, acrescentar a polpa de tomate, um pouquinho de vinho branco, o louro, a noz-moscada e o sal. Mexer bem. De seguida, colocar os tomatinhos cereja partidos às metades e polvilhar com salsa picada e oregãos secos. Deixar cozinhar por uns 15 minutos. Envolver depois a massa e, se necessário, utilizar um pouco da água da cozedura, para ajudar a envolver o molho. Rectificar os temperos, se necessário. Polvilhar com queijo ralado a gosto (ou em função da necessidade de consolo ;)). Servir de imediato!


Bom Apetite!


4 comentários:

Unknown disse...

que bom! Bjinhos

Marmita Lisboeta disse...

Adoro pratos assim, de massa e vegetais!
Espreita o meu desafio no blog ;) http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/desafio-de-outono-cozinha-rapida.html

Mar disse...

Mesmo assim, a vertente de mimo e de aconchego. A comida (também) potencia coisas dessas. Vegetais e massa e fica-se um bocadinho melhor. No Domingo, enquanto falávamos, estava a preparar uma massa com legumes salteados à parte. Para os meus convidados de última hora:)Soube mesmo bem, aquele jantar que não estava nos planos.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

O poder da comida usado no seu melhor...
Babette
PS. jantares fora dos planos também podem ter esse condão ;)