quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão de Forma Integral com Passas


Os lanches da escola têm de ser variados. E este ano o objectivo é dizer não às (tão tentadoras e supostamente práticas) bolachas embaladas, cheias de açúcar e gorduras saturadas. Por isso o velhinho lanche da nossa infância: pão! Pão com manteiga, pão com fiambre, pão com queijo ou pão com marmelada. Uma vez muito de vez em quando, pão com Nutella. E se nós, crianças, nos contentávamos com o mesmo tipo de pão o ano inteiro, os meninos de agora querem mais variedade. Por isso há pão branco, de leite, bico-de-pato, pão de cereais, pão integral, pão comprado e feito em casa. Não se podem queixar de monotonia! Um dos pães mais elogiados dos últimos lanches foi este: integral com passas.Uma verdadeira delícia! 

Ingredientes

280 ml de água
2 colheres de chá de mel claro
400 gr de farinha trigo sem fermento T65

65 gr de farelo
1 colher de chá de leite em pó
1 e 1/2 colheres de chá de sal
25 gr de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de fermento de padeiro seco
90 gr de passas

Preparação



Máquina de Fazer Pão: Na cuba da máquina colocar todos os ingredientes pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico (na minha máquina: programa 1).

À Mão: Aquecer ligeiramente a água e dissolver nela o fermento, a manteiga e o mel. Fazer um vulcão com a farinha e o farelo, o leite em pó e o sal e no meio colocar os líquidos. Amassar muito bem durante uns minutos, até que a massa se torne elástica e homogénea. Adicionar as passas e voltar a amassar, até que fique uma massa homogénea. Formar uma bola, colocar num alguidar e tapar com um pano. Deixar levedar até que duplique de volume, entre 30 minutos a 1 hora. Colocar num tabuleiro de forno polvilhado com farinha e levar a cozer, a 200ºC, por 30 a 40 minutos, ou até se apresentar cozido (ao bater com os nós dos dedos no pão deverá ouvir-se um som oco, que significa estar cozido). 

Bom Apetite!



4 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Deve ter ficado uma delicia!
Bjs

Inês Ginja disse...

Ora nem mais, um bom pão ao lanche!
Um beijinho.

Babette disse...

Delicioso e bem saudável!
Babette

Mar disse...

Estou a ponto de fazer pão, não fosse a minha falta de paciência para fazer massas e afins:) Mas acho que é capaz de correr bem, ultrapassado esse ponto.
E sim, pão. A escola primária do António tem tido sempre pão. Não é feito por mim, mas é sempre pão com coisas dentro e um pacote de leite branco. E como eles crescem fortes e saudáveis, assim. A ver se um dia faço pão assim bonito como o teu:)

Um beijo.

Mar