sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mousse de Chocolate


Depois de confirmar com a P. que fazíamos a mesma receita de mousse, dei-me conta que no blog ainda não tinha esta receita. Tão simples. Tão procurada por miúdos e graúdos. Tão fácil de agradar. A nossa receita básica de mousse de chocolate é, então, esta. 

Ingredientes

8 ovos
200 gr de chocolate culinário (usei com 70% de cacau)
130 gr de margarina sem sal
200 gr de açúcar


Preparação

Derreter o chocolate com a margarina em banho maria, envolvendo bem. Bater as gemas com o açúcar até que estas dobrem de volume. Juntar o creme de chocolate às gemas e bater muito bem. À parte, bater as claras em castelo firme e envolver, delicadamente, no preparado anterior.  Levar a mousse ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.

Bom Apetite!



14 comentários:

Anónimo disse...

Que curioso. Nunca fui muito fã de mousse de chocolate, apesar de adorar chocolate.

No entanto uma receita que encontrei de mousse de chocolate de que gostei, foi uma que nos ingredientes tem leite condensado. Porque será? Claro, porque eu tenho uma predilecção por tudo com leite condensado ;-)

Anónimo disse...

...
Um fantástico fim-de-semana para ti e toda a tua família. De preferência, com um tempo menos agitado que o do fim-de-semana passado.

Beijinhos

Unknown disse...

Simples, prático e sobretudo delicioso, adoro !!
Bjs
Sol

CNS disse...

Nada como uma mousse de chocolate. :)

Micas disse...

Margarina na mousse de chocolate?!
Só em tempo de guerra!

Grd abraço, Conceição

Anónimo disse...

Gosto do conforto do chocolate:em bolos, biscoitos, pudins e mousses.São poucos os dias que passam que não saboreio "um" quadradinho de chocolate preto, my favourite.
Esta mousse comporta tudo o que há de bom. Obrigada pela partilha.
Um beijinho.

Babette disse...

Turista:
Também não sou fã de mousse. Não consigo comer mais de uma ou duas colheres. Mas se for misturada com fruta, aí sim, já consigo comer um pouco mais ;)))

Sol e CNS:
Uma sobremesa quase sempre consensual.

Conceição:
Pois, que lhe diga? São anos e anos de educação contra os perigos das gorduras animais ;) Uma mãe muito racional na cozinha, como sabe. E isso acaba por pesar. Hoje nem eu nem ela somos tão fundamentalistas (apesar dos avisos recentes à navegação ;)), e posso dizer-lhe que pelo menos o brioche faço-o com a plena consciência dos seus 150 gr de manteiga! Lá vamos encontrando o equilíbrio, suponho... Um beijo!

Patrícia:
Chocolate vicia, realmente. E o preto só faz bem! Li até recentemente que pode ajudar a emagrecer (será?...?

Babette

Chef de Algibeira disse...

Que bom que é uma mousse a seguir a uma refeição.. ;)
beijinhos e bom fim de semana

Maria Emília Melo disse...

Querida Babette
Não quero passar este dia sem lhe entregar as minhas palavras de apreço e o meu abraço de felicitações. Tem de ser aqui, num comentário a uma mousse, doce de sempre e para sempre. Porquê? Porque está na memória de gerações e não consegue ser posto de lado pelas pavlovas, pannacotas e afins...É bom regressar sempre à mousse...É bom voltar sempre à sua festa!Espero que o dia 27 lhe traga uma linda mesa recheada de objetos e sentimentos lindos!Um ano cheio de saúde, muito trabalho e com todos aqueles ingredientes para uma vida plena de amor por si, pelos que a rodeiam, para si e para todos os que a acompanham.
Um abraço de parabéns!
Maria Emília Melo

Bolo ao Cubo disse...


Olá Babette!
Um passarinho contou-me que hoje é um dia de festa, hoje 27, então não podia deixar de vir desejar muitas coisas boas e um dia muito feliz, cheio de mimos.
E nem de propósito há mousse por aqui e esta tem aquele ar bom das de casa, a mais tradicional. Gosto sempre e é mesmo de festejar !

Beijinhos grandes da Pipinha !
E coisas boas !

A Delicodoce disse...

Tão bommmm
Adoro mousse, apesar de concordar que se torna um bocadinho enjoativa. Costumo misturar fruta. Com morangos fica tão bom...
A tua tem um aspeto delicioso!
Boa semana e beijinho.

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo gulosa!

Diogo Marques disse...

Um clássico delicioso :) Chocolate é sempre irresistível :)

Babette disse...

Maria Emília:
Obrigada pelos votos generosos de coisas boas para o ano que há tão pouco tempo começou. Foi um dia de afectos, junto dos que quero bem.

Pipinha:
Passarinho simpático esse ;) Tal como tu, que me desejaste coisas boas. um beijo

Delicodoce, Luísa e Diogo
Obrigada

Babette